Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

berçário

Com formação em Harvard, especialistas ministram curso de ‘educação com afeto’ no Notre Dame

Com formação em Harvard, especialistas ministram curso de ‘educação com afeto’ no Notre Dame
Educadores do berçário ‘Les Enfants de Emilie de Villeneuve’ passaram, nos últimos dias 16 e 17, por uma formação continuada de Educuidado, ‘Educação com Afeto’, ministrada pelas especialistas Diva Silveira e Belisa Maggi. Ambas cursaram Desenvolvimento da 1ª Infância em Harvard e são co-fundadoras da Casa do Cuidado.

Leia também:
Notre Dame de Lourdes realiza cantata com alunos para relembrar verdadeiro sentido do Natal; fotos e vídeos

Segundo Belisa, a ‘Casa do Cuidado’ ministra a formação para ajudar educadores a desenvolver um novo olhar para a educação, partindo do autocuidado, ou seja, o autoconhecimento por meio da consciência de comportamentos, pensamentos e atitudes, entre outros módulos que abordam os neurocoching, técnicas específicas para a primeira infância vindas da neurociência.

"Antes de qualquer coisa, o educador precisa ter primeiro cuidado consigo para depois cuidar do próximo. Quando falamos de Educuidado com Afeto, a primeira coisa que a gente precisa prestar atenção é com o autocuidado. Quando falo de cuidado com o outro começo por mim", afirmou Diva Silveira.

Segundo ela, tudo começa com o autoconhecimento e autoconsciência para o autodesenvolvimento visando o autocuidado. "Dentro da autoconsciência e do autoconhecimento, estamos trabalhando os temas que estão envolvidos como a nossa percepção, as nossas crenças - limitadoras ou possibilitadoras -, ou nossos rótulos e o impacto negativo que eles têm nas relações entre os educadores ou com as crianças".

A especialista explicou que todas as pessoas podem ter habilidades, vontade e conhecimento para lidar com as crianças, e que uma coisa não exclui a outra. "Quando a pessoa tem habilidade e atitude de gostar, de amar a criança, porque não oferecer pra ela conhecimento? Quando o educador já é formado em pedagogia, por exemplo, de qualquer forma ele tem que ser desenvolvido nas suas habilidades e ter clareza das suas atitudes e do seu querer", afirmou.

De acordo com a especialista, há várias formas de aumentar a competência como educuidadora, que é a pessoa que se desenvolve em todos esses aspectos. "A profissionalização é muito positiva, principalmente se o educador gosta de trabalhar com criança, faz parte da sua missão, tem isto como propósito. Então, vamos entrar com o conhecimento e desenvolvimento de habilidades, não ficar apenas no envolvimento do conhecimento técnico, mas da inteligência emocional, relacional, desse autoconhecimento para poder ser mais efetiva nas suas tarefas", finalizou.

Além desde curso, o Colégio Notre Dame de Lourdes dá início nesta segunda-feira (20) à semana de educação continuada destinada a professores da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet