Olhar Conceito

Segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Notícias / Comportamento

Clínica realizará evento infantil com experiências sensoriais em comemoração ao Dia Internacional do Deficiente

Da Redação - Vinicius Mendes

03 Dez 2019 - 16:04

Foto: Reprodução

Clínica realizará evento infantil com experiências sensoriais em comemoração ao Dia Internacional do Deficiente
A Vital Kids Clínica especializada em reabilitação infantil, realizará em Cuiabá o Sensory Camp em parceria com Neuroeducando, Clínica que já realiza o Evento no Rio Grande do Sul oferecendo as crianças e a famílias experiências sensoriais. No dia 03 de dezembro é celebrado Dia Internacional do Deficiente Físico, data Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este dia tem como objetivo a sensibilização da comunidade para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física.
 
Leia mais:
No ‘dia do voluntário’, Coletivo mostra resultado do trabalho e chama novos colaboradores
 
Segundo a Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie, Camila Albues, fisioterapeuta e proprietária da Clínica Vital Kids, o Sensory Camp traz a ideia de um acampamento sensorial, onde o planejamento é conduzido por uma equipe multiprofissional.
 
Albues destaca que as limitações e dificuldades das pessoas não são apenas relacionadas a alterações nas estruturas e/ou funções do corpo, mas também ao ambiente e contexto em que se encontram.
 
“Assim, com o Sensory Camp tem-se a oportunidade dessa pessoa juntamente com seus familiares e equipe de saúde potencializar a participação e interação dos envolvidos, uma vez que, ainda temos o ambiente diário da clínica limitado quanto aos aspectos de interação social e observação das relações interpessoais” destaca a Camila Albues.
 


Segundo Matheus Ribeiro Fisioterapeuta proprietário da Neuroeducando, Clínica criadora do Sensory Camp, reforça que o evento promove uma variabilidade de inputs motores, sensoriais, cognitivos, sociais e emocionais, tendo como um efeito neuroprotetor, bem como, se potencializa o processo de reabilitação o favorecimento da neuroplasticidade.
 
“Pesquisas sugerem que o contato com o ambiente enriquecido não só é capaz de proliferar e modificar novos circuitos mas é capaz de incorporar funcionalmente essas mudanças no córtex cerebral, inclusive sugerem a importância de incorporar estimulação sensório-motora como a olfativa, tátil, auditiva, proprioceptiva, vestibular e motora  nos ambiente que a pessoa circula” destaca o fisioterapeuta.
 
“A Vital Kids traz esse evento para proporcionar a oportunidade de potencializar aos nossos pacientes a vivenciar com funcionalidade outro contexto ambiental enriquecido, favorecendo as relações interpessoais e sociais”, finaliza Camila Albues que é professora de Neurologia Infantil da UNIC (Universidade de Cuiabá) e de Pós Graduação da Inspirar.


Camila Albues e Matheus Ribeiro

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet