Olhar Conceito

Segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Notícias / Artes visuais

Após se descobrirem primos, fotógrafos de MT fazem exposição sobre festas populares

da Redação - Isabela Mercuri

02 Dez 2019 - 11:06

Foto: Luzo Reis

Cururueiro na festa de São Benedito em Rosário Oeste

Cururueiro na festa de São Benedito em Rosário Oeste

Dois fotógrafos cuiabanos se reúnem, a partir da próxima quinta-feira (5), para expor imagens de 19 festas populares da baixada cuiabana. Luzo Reis e Antônio Siqueira, que se reencontraram durante uma ‘maratona fotográfica’, inscreveram o projeto e foram aprovados em um edital de circulação. A mostra começa em Rosário Oeste, onde fica até janeiro, e em fevereiro vem para Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Leia também:
Encerramento do ‘Novembro Negro’ terá cortejo afro, palestras e mais no centro de Cuiabá
 
Em Rosário, ‘Santos da Baixada’ será montada na Praça Manoel Loureiro na quinta-feira (5), a partir das 20h, e no dia seguinte segue para a sede da Fundação Cultural e Turismo de Rosário Oeste (Funcultur), onde ficará até dia 30 de janeiro.
 
Dentre as imagens, há registros de festas de Rosário, Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e nas comunidades de Bom Jardim, em Nobres; Mimoso, em Barão de Melgaço; Varginha, em Santo Antônio do Leverger e Mata Grande, em Chapada dos Guimarães.
 
Como começou
 

Antônio e Luzo se reencontraram durante um curso oferecido na cidade de Rosário pelo fotógrafo José Medeiros, em 2015. “Medeiros me disse: ‘Conhece Antônio Siqueira!? Uma lenda da fotografia de Mato Grosso’. Antônio, com seu jeito simples e de câmera em punho respondeu: ‘claro que conhece, a gente é primo!’. Qual foi minha surpresa em descobrir que aquele primo distante, que eu não encontrava há anos e do qual eu tinha apenas uma vaga recordação de sua fisionomia na memória era fotógrafo dos bons havia mais de duas décadas”, lembra Luzo.
 
Depois disso, Antônio o convidou para cumprir o circuito de festas da região. “Antônio é personalidade já conhecida por todos na cidade. Desde a década de 1990 registra festas de santo e o cotidiano de Rosário. Com sua humildade, vê na deferência e nos trejeitos despojados de seu povo atributos de uma vida virtuosa que alia trabalho duro, com momentos de partilha, fé e alegria”, declara.
 
“A criatividade e a técnica de Luzo foram inspiradoras para o meu trabalho. Foi uma troca que vivenciamos, não só com as pessoas das comunidades por onde passamos, mas principalmente, entre dois parentes, dois fotógrafos”, completa o primo.
 
A curadoria da mostra ficou com a crítica de arte e animadora cultural Aline Figueiredo. Segundo ela, há muito entrosamento dos fotógrafos em enfocar o universo da cultura popular e especialmente, a singularidade da Baixada Cuiabana, onde os municípios estão concentrados.
 
“Em Luzo, um movimento barroco capturado pela luz, dá uma densidade dramática nos jogos, nas danças, procissões, nos violeiros. Já Siqueira enfoca ambientes externos e internos em que paredes e mobiliários mostram certo sentido concreto, cujo o geometrismo dos cantos vai no âmago da cultura popular”.
 
O projeto foi aprovado por edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e conta com apoio das prefeituras de Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência, da Universidade Federal de Mato Grosso e Museu de Arte e Cultura Popular.
 
Em Cuiabá, a exposição entra em cartaz em fevereiro de 2020, no Macp e em Chapada, no final de março, na Praça Dom Wunibaldo.
 
Serviço

 
Exposição Santos da Baixada
De Luzo Reis e Antônio Siqueira
Início de circulação, em Rosário Oeste
Abre dia 5 de dezembro, às 20 horas
Praça Manoel Loureiro
Visitação de 6 de dezembro a 30 de janeiro de 2020
 
Para mais informações sobre o projeto acesse: www.santosdabaixada.com

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Celso Macedo
    02 Dez 2019 às 14:06

    Grande Antônio Siqueira, mantendo as memórias de nosso povo vivas!!!

Redes Sociais

Sitevip Internet