Olhar Conceito

Sábado, 31 de outubro de 2020

Notícias / Artes Cênicas

Espetáculo conta a história dos 300 anos de Cuiabá a partir desta sexta-feira

da Redação - Isabela Mercuri

26 Nov 2019 - 14:24

Foto: da Assessoria

Espetáculo conta a história dos 300 anos de Cuiabá a partir desta sexta-feira
Um espetáculo que conta a história dos 300 anos de Cuiabá acontece de sexta-feira (29) a domingo (1), sempre às 20 horas, no Ginásio de Esportes Verdinho, bairro CPA I. Resultado de uma pesquisa realizada pelo historiador João Carlos Ferreira, a peça engloba um contexto histórico e social importante para entendermos a capital de 2019.

Leia também:
Festival 'Kwanzaa' tem apresentações de música, dança, teatro e exposições de roupas no Museu do Rio

O espetáculo ainda percorre os diversos períodos da história do pequeno vilarejo, pertencente à Capitania de São Paulo e que, após a visita do capitão-general governador da Capitania, Rodrigo César de Menezes (que chegou à região como representante do Reino de Portugal), foi elevada à categoria de Vila Real e depois à cidade de Cuiabá.

De acordo com o historiador, a peça ‘Cuiabá 300’ é resultado de 30 anos de trabalho dedicados ao conhecimento sobre a história de Mato Grosso e especialmente de sua capital. "Ao longo dos tempos, fui acumulando informações e diminuindo dúvidas sobre fatos e feitos históricos de homens e mulheres que 'fizeram' esse Estado. As histórias individuais e coletivas, sintetizadas, resultaram nesse trabalho que é encenado, de forma espetacular, pelo grupo Cena Onze", discorre.

O espetáculo é realizado com patrocínio da Energisa, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.  Ele integra a programação do Festival Viva 300 anos, que já trouxe o grupo mineiro de dança “Corpo” em junho deste ano, e é realizado pela empresa em comemoração ao terceiro centenário da Capital de Mato Grosso.

Entre o público vulnerável selecionado para participar do evento estão recuperandos do sistema prisional, indígenas da etnia Xavante, adolescentes do sistema socioeducativo (Pomeri), pessoas que estão em Casas Lares e trabalhadores do aterro sanitário.

“É preciso lembrar que esse projeto não é apenas de entretenimento, mas também de cunho social, já que temos a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza”, explica o diretor-geral do espetáculo, Flávio Ferreira.

A apresentação tem duração média de 1h05min e a participação de 135 atores divididos em 11 cenas, entre elas a histórica fundação de Cuiabá, a conhecida Rusga, o triste episódio em que a varíola arrasa Cuiabá, os famosos personagens: Jejé, Antonieta e a 1ª TV da capital, até a comemoração dos 300 anos de Cuiabá.

No domingo, a partir das 18h, haverá apresentações especiais com a Orquestra Sinfônica da UFMT e grupo Flor Ribeirinha.

Serviço

Espetáculo Cuiabá 300
Onde: Ginásio de Esportes Verdinho - Bairro CPA I.
Quando: de 29 de novembro a 01 de dezembro, às 20h
Valor: Gratuito

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet