Olhar Conceito

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Notícias / Artes Cênicas

Festival 'Kwanzaa' tem apresentações de música, dança, teatro e exposições de roupas no Museu do Rio

da Redação - Isabela Mercuri

19 Nov 2019 - 11:07

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Festival 'Kwanzaa' tem apresentações de música, dança, teatro e exposições de roupas no Museu do Rio
Pela terceira vez em Cuiabá, acontece nesta quarta-feira (20) o ‘Festival Kwanzaa’, evento que nasce recriando o vínculo entre afrodescendentes e suas raízes e em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A entrada é gratuita, e a programação começa às 19h no Museu do Rio.

Leia também:
'Black Cine' exibe documentários de temática racial nesta terça-feira

O festival contará com apresentações musicais do grupo Cangoma e samba com Bia Boréu, o siriri do grupo Flor do Campo, o cururu do Tradição Cuiabana do Coxipó, a dança afro da Cia Ayoluwa, a apresentação teatral do Grupo Cênicos com a peça “Julieta e Romeu", além de exposição de roupas e acessórios de Diela Tamba e penteados afros com Ana Fashion.

A realização é da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município. “É uma ação de valorização da cultura afrobrasileira dentro de Cuiabá, para fortalecer o combate à desigualdade racial. É, sem dúvidas, um instrumento a mais para expressarmos os ideais da gestão humanizada, que é a promoção da igualdade social”, comenta o secretário Francisco Vuolo.

O nome ‘Kwanzaa’ vem do swahili, língua banto com maior número de falantes no continente africano, em que “Matunda ya Kwanza” é a celebração dos “Primeiros Frutos”, ou seja, a colheita, ritual de grande importância ancestral na construção identitária dos povos africanos.

Segundo o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, a realização do festival tem por objetivo a promoção de ações culturais de identidade africana, como política pública, evidenciando as contribuições e conquistas do povo afro-brasileiro na construção de Cuiabá em suas tantas esferas como sociedade.

“É importante marcar a data para que o movimento se solidifique, cresça e ganhe cada vez mais espaço em Cuiabá. Porque a celebração do Dia da Consciência Negra é na verdade todo um mês de eventos que se inicia na Lavagem das Escadarias, que promove a tolerância religiosa e que este ano, vai culminar com um evento no MISC. Para a Secretaria de Cultura é importante que haja esta inclusão das manifestações da cultura afro nos eventos do Município e é para isso que trabalhamos”, conclui
 
Serviço


3ª edição Festival Kwanzaa
Quando: quarta-feira (20), às 19h
Onde: Museu do Rio, Orla do Porto de Cuiabá
Evento gratuito

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet