Olhar Conceito

Segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Notícias / Comportamento

inscrições abertas

Colóquio discute história afro-americana em Mato Grosso com convidados nacionais

da Redação - Isabela Mercuri

18 Nov 2019 - 14:03

Foto: Reprodução / University of Michigan

Prof. Dra. Beatriz Mamigonia (centro) é uma das convidadas

Prof. Dra. Beatriz Mamigonia (centro) é uma das convidadas

A primeira edição do ‘Colóquio de História Afro-Americana da Fronteira Oeste’ acontece no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat) nos próximos dias 28 e 29 de novembro. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira (25).

Leia também:
Oficinas de penteado e Afrohouse marcam Dia da Consciência Negra; saiba onde se inscrever

A programação contará com pesquisadores e estudantes no campo da história em mesas de debate, conferências, performances culturais e lançamento de livros. Atualmente, existe na UFMT o Grupo de Pesquisa Estudos sobre Política, Ideias e Fronteiras Americanas (EPIFAn), e um grupo de professores ‘Profhistoria’, organizadores do evento.

Apesar da grande quantidade de estudos realizados sobre a população afro-americana na UFMT nas últimas décadas, no entanto, ainda é necessário buscar mais visibilidade junto à sociedade mato-grossense.

Participam do colóquio a Professora doutora Beatriz Mamigonian (UFSC), que vai falar sobre o livro “Africanos livres” e a Professora doutora Luiza Volpato, com palestra sobre os “25 anos do livro Cativos do Sertão”.

Haverá, ainda, o lançamento do livro “Homens de Ferro, Mulheres de pedra”, do Professor doutor Bruno P. Rodrigues, intervenções teatrais e musicais, que ficarão por conta do grupo de teatro e dança “Ayoluwa” e musicista paulista Ana Cacimba.

A programação completa pode ser acessada no SITE, onde também é possível fazer a inscrição – limitada a 150 participantes - até o dia 25 de novembro.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet