Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

cinema nacional

Mostra de cinema que premiou documentário sobre Mata Cavalo começa nesta quinta-feira

Foto: Gustavo Louzada/Instituto Marlin Azul

Mostra de cinema que premiou documentário sobre Mata Cavalo começa nesta quinta-feira
A etapa de Cuiabá da Mostra Sesc de Cinema começa nesta quinta-feira (14) e segue até o dia 24 de novembro, com diversas produções nacionais. O evento foi lançado no Rio de Janeiro, e premiou o documentário sobre o “Quilombo Mata Cavalo” como vencedor. Em Rondonópolis, os filmes são exibidos deste a última terça-feira (12) até o dia 13 de dezembro.

Leia também:
Coletivo queer de Mato Grosso é selecionado para mostra de cinema do Pará
 
De acordo com a assessoria, o destaque é para filmes brasileiros e a proposta é incentivar a difusão da produção audiovisual do país. Dentre as obras exibidas estão, por exemplo, "Entre Parentes", um documentário que tem apelo para a maior mobilização indígena durante a 14ª edição do Acampamento Terra Livre, no final de abril de 2017, relendo o cenário com um olhar mais atento as reivindicações da população indígena.
 
O vencedor, ‘Quilombo Mata Cavalo’, por sua vez, debate o cotidiano das comunidades tradicionais, evidenciando a cultura, conhecimento e suas realidades. "O filme retrata um pouco da história do nosso povo negro, do nosso quilombo. É muito importante como base para documentários futuros. Infelizmente, os mais velhos estão indo embora e até hoje não houve a legalização das terras quilombolas", destaca o roteirista, produtor e direitos da obra, Jurandir Amaral.

Em Paraty, onde a mostra foi lançada, foram exibidos 42 filmes, vindos das cinco regiões do país. Após o evento de lançamento, o Sesc leva a Mostra para todos os estados, que vão realizar, além dos panoramas Brasil e Infanto-Juvenil, Mostras Estaduais com o objetivo de exibir e discutir a produção local.
 
De acordo com a assessoria, o maior diferencial da Mostra Sesc de Cinema é garantir a exibição de obras produzidas nas cinco regiões brasileiras, contribuindo para a descentralização do acesso, hoje restrito às capitais. Serão mais de 100 cidades em todo o Brasil, exibindo filmes, realizando debates e oficinas, entre 11 de novembro e 15 de dezembro.
 
Veja os premiados:


Encenação:
"Ilha", de Ary Rosa e Glenda Nicáio (BA)
Júri Popular:
"Orin, Música Para os Orixás", de Henrique Duarte (BA)
Sequência:
"Parque Oeste", de Fabiana Assis (GO)
Elenco:
"Mateus", de Déa Ferraz (PE)
Cinema Arquivo:
"A Praga do Cinema Brasileiro", de William Alves (DF)
Menção Honrosa - Pela excelência técnica em animação:
"Almofada de Penas", de Joseph Specker Nys (SC)
Prêmio surpresa, cedido à Jurandir Amaral, diretor de "Quilombo Mata Cavalo" (MT).

Mais informações em:
http://www.sescmatogrosso.com.br/
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet