Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

livro esquecido

Na semana do livro, Prefeitura 'esquece' dois mil exemplares por Cuiabá

Foto: Jorge Pinho

Na semana do livro, Prefeitura 'esquece' dois mil exemplares por Cuiabá
O Dia Nacional do Livro foi comemorado na última terça-feira (29) e, até quinta-feira (31), a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Educação vão ‘esquecer’ propositalmente dois mil exemplares de diversos gêneros e autores em diversos pontos da cidade.

Leia também:
Cultura lança edital de premiação para obras literárias e projetos de fomento à leitura

O projeto ‘Livro Esquecido’ é feito por meio das bibliotecas ‘Saber com Sabor’, e inspirado no conceito de Bookcrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000.  “Esse conceito combina leitura e urbanidade, convidando os leitores a deixarem livros em locais diferentes, pela cidade, para que outras pessoas possam encontrar, ler e voltar a abandoná-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. Existem diferentes versões do Bookcrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo, incentivando crianças, jovens e adultos a ler”, explica a coordenadora das Bibliotecas Comunitárias ‘Saber com Sabor’, Edvair Pereira Alves.

De acordo com a assessoria, o objetivo do projeto é levar conhecimento, cultura, lazer e entretenimento aos cuiabanos, de todas as idades. Por isto, os livros são deixados em praças, parques, pontos e terminais de ônibus, com grande circulação de pessoas. Esta já é a quinta edição do ‘Livro Esquecido’ em Cuiabá.

“Os livros são doados pela sociedade e nosso objetivo é atingir o maior número de pessoas nos quatro cantos da cidade para que possamos diversificar os meios de incentivo à leitura; propiciar o acesso e a democratização da informação e promover a formação do indivíduo, o resgate da cidadania, da autoestima e da interação social”, salienta a coordenadora.

Também até quinta-feira (31), nas Bibliotecas Comunitárias dos bairros Pedra 90, Santa Izabel, Cidade Verde e Osmar Cabral, acontecem atividades culturais com leituras, contação de histórias, desenho e pintura.

Aqueles que quiserem doar livros, podem procurar uma das seis Bibliotecas "Saber com Sabor" ou pontos de leitura, localizados na sede da Secretaria Municipal de Educação, ou na Biblioteca Consciente, no Distrito do Aguaçu.

O Dia Nacional do Livro (29 de outubro) é a data de aniversário de fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.
 
Serviço


Comemoração do Dia Nacional do Livro
Datas: 29, 30 e 31 de outubro
Locais: Praças, parques, pontos e terminais de ônibus e outros
Horário: 08h às 17h
Atividades Culturais: Bibliotecas Comunitárias dos bairros Pedra 90, Santa Izabel, Cidade Verde e Osmar Cabral
Locais: Proximidades da Praça 08 de Abril e Praças Rachid Jaud, Popular, Ipiranga, Maria Taquara, da República, Bispo, Santos Dumont, da Mandioca, Praça Cultura CPA III, Presidente Costa e Silva/Popular, das Lavadeiras, da Lixeira, dos Motoristas e Orla do Porto. E ainda nos Parques da Nascente, na Morada do Ouro II, da Família, no bairro Bela Vista, Mãe Bonifácia, Massairo Okamura, Zé Bolo Flor, Tia Nair e das Águas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet