Olhar Conceito

Domingo, 17 de novembro de 2019

Notícias / Artes visuais

Estudantes de Mato Grosso desenvolvem projeto sobre arte africana e indígena

Da Redação - Isabela Mercuri

22 Out 2019 - 08:16

Foto: Reprodução / Seduc

Estudantes de Mato Grosso desenvolvem projeto sobre arte africana e indígena
Alunos do 7º e 9º ano da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, localizada no município de Juara (709km de Cuiabá), participaram neste ano do projeto ‘arte na telha’, e aprenderam sobre arte africana e indígena. A ideia foi da professora Brunna Carolina Rechi, que ajudou a desenvolver os projetos.

Leia também:
Artistas de Cuiabá criam projeto ‘Flor.é.ser’ em alusão ao Outubro Rosa

O objetivo, de acordo com Brunna, é mostrar os valores étnicos, morais e religiosos, característicos dos povos africanos e indígenas. “Trata-se de uma arte extremamente representativa, que chama atenção pela sua forma e estética dos simples objetos de uso diário”, afirma.

Os alunos fizeram o trabalho com telhas de barro e tela de tecido, além de tintas coloridas e fortes. As pinturas ensinadas a eles são usadas na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas da época.

A “arte na telha” contextualiza a representação da figura humana na história, além do folclore e suas manifestações artísticas. “Sem falar que possibilita que o aluno se expresse através do desenho, escultura, arquitetura, da dança, objetos artesanais e da pintura. É uma forma de valorizando a cultura dos povos africanos na sua essência, que são as contribuições dos povos afro para a economia brasileira”, frisa a professora.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet