Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

preservação ambiental

Hotel Mato Grosso Águas Quentes já distribuiu mais de dez mil mudas de árvores do Cerrado

Foto: Divulgação

Viveiro do Hotel

Viveiro do Hotel

Pensando em preservar espécies nativas e manter o reflorestamento, o Hotel Mato Grosso Águas Quentes realiza, há cerca de sete anos, a doação gratuita de mudas de plantas nativas da região aos hóspedes, comunidade e para pessoas que se interessem pelo cultivo. São mudas de Aroeira, Monguba, que é uma árvore frutífera, Ingá, que também produz um fruto comestível, Angico Vermelho, e Ipês branco e amarelo, típicas da região do cerrado.

Leia também:
Na estrada há 3 anos, casal do RJ que mora em Kombi conhece belezas de Mato Grosso
 
No total, já foram distribuídas cerca de dez mil mudas. “Em média doamos 100 mudas ao mês, ou seja, 1200 ao ano e cerca de 10 mil em sete anos que iniciamos o viveiro. Já doamos o equivalente a uma floresta", comemora o gestor ambiental do hotel, Joab Almeida da Silva.
 
Localizado em uma área do Parque Estadual de Águas Quentes, primeira unidade de conservação do Estado, o hotel fica a apenas 85km de Cuiabá, e mantém um viveiro com mudas de várias espécies de árvores nativas da região do cerrado, cultivadas a partir do próprio período de germinação natural das plantas. "As mudas são cultivadas no próprio viveiro, através da coleta de sementes. Quando não está na época de germinação, nós recebemos doações de mudas do Horto Florestal, em Cuiabá, assim sempre temos mudas para doar aos hóspedes e à comunidade", explica Joab.
 
Há um controle de saída das mudas, com cadastro informando quem recebeu e onde irá plantar. "Doamos aos hóspedes e moradores da região de forma gratuita, mas fazemos um cadastro para saber onde será plantada, pois muitos têm chácaras na região ou um terreno grande, e isso é bom porque são árvores que irão crescer e dar frutos", ressalta o gerente do Hotel Fazenda, Fabio Oberty Fávero.
 
Moisés Calixto de Deus, morador da comunidade serrana, acredita que preservar as espécies e contribuir para o reflorestamento é o que o motiva a auxiliar no trabalho de doação das mudas. Ele, que presta serviço ao hotel e sempre está em contato com a gerência, realiza com frequência a doação de mudas para vizinhos e amigos da comunidade.
 
"Muitas pessoas da comunidade me pedem mudas, principalmente os que vivem em chácaras, então faço esse serviço e ajudo na doação, vejo que plantaram nos terrenos e quintais e isso dá certo", afirma. 
  
O Hotel Mato Grosso Águas Quentes está localizado no km 77 da BR-364, na Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger. Possui certificação do selo ISO 14001, o qual garante que atende a uma série de padrões de proteção ao meio ambiente e responde a mudanças nas condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas.
 
Para mais informações acesse o site: www.hotelmt.com.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet