Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Patrimônio Histórico

Projeto itinerante levará estudantes para conhecer aparelhos culturais do Estado

Foto: Assessoria

Projeto itinerante levará estudantes para conhecer aparelhos culturais do Estado
A superintendência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso em parceria com a Secretaria de Educação, Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos - MTU e a Viação Novo Horizonte lança no próximo dia 10 de outubro o projeto Caminhos da Cultura.

Segundo a assessoria, trata-se de um projeto itinerante de visitação aos aparelhos culturais do Estado de Mato Grosso. Os roteiros contemplarão os equipamentos culturais sob a tutela da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Leia Mais:
Décima campanha ‘Outubro Rosa’ da MT Mamma será lançada no domingo com concerto da OSUFMT

“Um projeto muito interessante, com foco na valorização dos nossos aparelhos culturais. Muitas das pessoas que farão os ‘Caminhos da Cultura’, visitarão museus e galerias de arte pela primeira vez na vida”, observa Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso por meio de assessoria.

Estão no roteiro a Galeria Lava Pés, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, Museu Residência dos Governadores, Casa Dom Aquino, Casa Cuiabana, Cine Teatro Cuiabá e Palácio da Instrução. Além desses, dois aparelhos municipais, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá - Misc e Museu da Caixa D’água Velha, também estão no roteiro.  

De acordo com Vicente Paulo, superintendente de Patrimônio da Secel, serão dois roteiros por dia, um pela manhã e outro no período da tarde. Em média, dois ou três aparelhos serão visitados a cada turno. As atividades ocorrerão de segunda-feira à sábado e seguem até dia 15 de dezembro.

“Em 2020 as atividades serão retomadas e ampliadas para outros municípios da baixada cuiabana. Mas no primeiro momento, o projeto focará nos estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de Cuiabá. Entre 45 e 50 estudantes contemplados por turno, média de 100 estudantes por dia. Depois, viagens intermunicipais, trazendo visitantes de toda a baixada cuiabana: Chapada, Santo Antônio, Barão, Poconé, Livramento”, adianta.

Para Rômulo Botelho, presidente da Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos – MTU, este é um projeto de valorização não apenas do patrimônio público, mas também de pessoas.

“O projeto nos encantou muito porque tem um propósito de levar educação e cultura aos jovens e também aos nossos motoristas que com muitos outros não tiveram oportunidade de adentrar num museu ou ponto de cultura que conta um pouco da história de Mato Grosso e de Cuiabá. As empresas do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande estão gratas pela parceria com o Governo do Estado nesta ação inovadora", comemora Botelho.  

Semana passada, professores das instituições de ensino reservadas para a primeira etapa dos “Caminhos da Cultura”, fizeram o roteiro completo, passando pelos nove aparelhos de cultura que integram o projeto.

“Após a experiência, os professores levam informações necessárias de cada aparelho cultural para sala de aula. Assim, quando chegar a vez dos estudantes, eles saberão muito mais sobre museus e prédios históricos, proporcionando assim um melhor aproveitamento da atividade”, complementa Vicente.

A realização do projeto Caminhos da Cultura só foi possível graças à parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – Secel, Secretaria de Estado de Educação – Seduc, Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos – MTU (Pantanal Transportes, União Transportes, Integração Transportes, Expresso Caribus e Consórcio Metropolitano de Transporte), a Viação Novo Horizonte e as organizações parceiras da Secel, detentoras dos contratos de gestão compartilhada dos aparelhos, além da Prefeitura de Cuiabá.

Serviço

Tema: Caminhos da Cultura: Projeto itinerante levará estudantes para conhecer aparelhos culturais do Estado

Quando: de segunda-feira a sábado, de 10 de outubro a 15 de dezembro

Horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet