Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

parque das águas

Décima campanha ‘Outubro Rosa’ da MT Mamma será lançada no domingo com concerto da OSUFMT

Foto: Divulgação

Décima campanha ‘Outubro Rosa’ da MT Mamma será lançada no domingo com concerto da OSUFMT
Pelo décimo ano consecutivo, a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama em Mato Grosso (MTmamma amigos do peito) realiza, neste mês, a campanha ‘Outubro Rosa’, para lembrar sobre a importância da prevenção e tratamento precoce. A abertura oficial acontece no próximo domingo (6), no Parque das Águas, com um concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT).

Leia também:
Unimed recolhe doações de brinquedos para campanha do dia das crianças
 
Apesar do lançamento oficial ser no domingo, desde o último dia 30 de setembro a iluminação com a cor rosa, símbolo mundial da campanha, começou a colorir prédios da Capital, como o do Hospital Estadual Santa Casa, às 19h.
 
Nesta quinta-feira (3) será realizado um debate com Conselho Estadual da Mulher, sobre questões que envolvem o diagnóstico e tratamento da neoplasia em Mato Grosso. Os demais eventos da agenda fazem parte da programação anual da campanha: Caminhada pela Saúde das Mamas, atividades na praça Alencastro e a 11ª MACARROmamma. 
 
Além disso, no próximo dia 11 de outubro, sexta-feira, será realizado o show de Almir Sater, no Centro de Eventos do Pantanal. Os ingressos estão à venda, e parte da renda do show será repassada para a entidade investir no projeto da sede própria. Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra de Dança da academia Gisele Moreno Jazz, no Zulmira Canavarros, também vai destinar parte da bilheteria para a associação.
 
No dia 19, sábado, pela manhã, a Santa Casa e a MTmamma promovem uma ação um mutirão garantindo acesso à consulta com médicos especialistas e exames, como ultrassonografia e mamografia. Estão disponíveis 300 atendimentos para pessoas acima de 40 anos que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Números
 
Segundo os últimos dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018 foram registrados 59.700 novos casos de câncer de mama somente em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Em Mato Grosso, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220, na Capital.
 
Segundo a presidente da MTmamma, Cleuza Dias, a percepção é de um número maior de casos de câncer mama, e há uma preocupação crescente com a detecção em mulheres jovens.
 
"Nós atendemos mulheres muito jovens com câncer de mama e, por isso, a informação é a nossa principal arma para a detectar o problema o quanto antes. O autoexame, a visita periódica ao médico e exames específicos garantem o diagnóstico precoce que pode salvar vidas. Com o tratamento mais rápido as chances de cura chegam a mais de 90%. Alertamos todas as gerações para as medidas de prevenção", ressaltou Cleuza Dias.
 
A primeira campanha da MT Mamma foi realizada em 2010, iluminando a igreja Bom Despacho, assim como acontece em vários países. Em março, a associação também promove a ‘Marcha Rosa’, por melhorias na estrutura de atendimento de câncer, em Mato Grosso.
 
A MTmamma foi criada oficialmente em março de 2009, e  é reconhecida pelo governo do Estado e pelo município como entidade pública sem fins lucrativos. Atualmente, tem cerca de 100 voluntários e 300 assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), sobrevive com as mensalidades dos associados, doações e colaboração da sociedade. 
 
As assistidas participam das atividades realizadas por voluntários, gratuitamente, como aulas de hidroginástica, yoga, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia e orientações jurídicas. 
 
A MTmamma tem ainda o primeiro Banco de Perucas do Estado e disponibiliza sutiãs com bojo para as mulheres que passaram por cirurgia para retirada do seio afetado, fisioterapia, entre outros. A sede da entidade é no jardim Petrópolis, em Cuiabá.
 
Serviço
         
03/10 - 14h- Debate Câncer de Mama em MT- CEM (auditório OAB-MT)
 
06/10 - 19h - Abertura Oficial com Orquestra Sinfônica UFMT (Parque das Águas) 
 
11/10 - 21h-  Show  Almir Sater - Centro de Eventos Pantanal
 
12/10 - 16h- Caminhada pela Saúde das Mamas (Parque das Águas)
 
19/10 -  8h-  Mutirão da Saúde das Mamas - Hospital Estadual Santa Casa  
 
25/10 -  8h-  MTmamma na Praça Alencastro
 
26/27- 19h-  Mostra de Dança MOVE - parte da renda para MTmamma    
 
09/11- 20h-  11ª MACARROmamma (Cenarium Rural)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet