Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Literatura

Começa hoje Semana Sesc de Leitura e Literatura

Foto: Divulgação

Mauricio Leite, Marina Colasanti e José Castello

Mauricio Leite, Marina Colasanti e José Castello

Com a presença de notáveis escritores começa hoje a Semana Sesc de Leitura e Literatura 2013, que se estende até o domingo (28) . Ao longo destes seis dias serão oferecidas oficinas, palestras, espetáculos, narração de histórias e leituras de textos literários; todos gratuitos e para todas as idades.

Políticas do livro e da leitura voltam para o Ministério da Cultura

Estreiando o ciclo de palestras, às 19h30, a escritora Marina Colasanti aborda o tema: “De que realidade estamos falando, quando falamos de realidade?”. Marina é uma das mais premiadas escritoras brasileiras, autora de cerca de quarenta livros, entre infantis e juvenis, contos, novelas e ensaios. Entre os prêmios que recebeu há o prêmio Jabuti na categoria Literatura Juvenil pelo título "Antes de virar gigante e outras histórias" (Editora Ática), em 2011. O olhar sobre os lugares, bem como as questões femininas, são temas presentes e sempre bem-vindos em sua obra. Durante o evento ela traça um paralelo entre a realidade e a fantasia dos livros. 

Dando sequência ao ciclo, no dia seguinte, às 19h30, há a palestra do escritor José Castello que vai falar sobre o poeta do Pantanal, “Manoel de Barros entre gigantes: uma poesia do menor”. José Castello enfatiza o olhar do poeta sobre o pequeno, “Nesse mundo obcecado pela vitória, pelo desempenho e pelo sucesso, a poesia se torna o lugar das coisas frágeis e desprezíveis. Poucos poetas brasileiros contemporâneos adentram esse mundo sutil com a sensibilidade de Manoel de Barros”.

Para encerrar, a palestra do português Maurício Leite sobre leitura. O trabalho de Maurício nos países de língua portuguesa, valeu-lhe três vezes a nomeação, pela Biblioteca Nacional de Angola, ao Prêmio ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award), o maior prêmio internacional de literatura infanto-juvenil e promoção da leitura.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet