Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

veja como prevenir

Além da pele: como a perda de gordura e ossos ajuda no aspecto envelhecido do rosto

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Dra. Elaine é dermatologista membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Americana de Dermatologia. Telefone para contato: (65) 9990-6706.

Dra. Elaine é dermatologista membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Americana de Dermatologia. Telefone para contato: (65) 9990-6706.

É inevitável. Com o passar dos anos, a idade chega e o rosto fica com aspecto envelhecido. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o problema não está só na pele. Muitas das rugas ‘famosas’, como o ‘bigode chinês’ e a ‘marionete’, além das bolsas nas olheiras, podem ser causadas por perda óssea e de gordura. Para evitar que isso aconteça, segundo a dermatologista Elaine Togoe, um dos procedimentos mais eficientes é a aplicação de ácido hialurônico.

Leia também:
Dermatologista sugere menos banhos e água fria para manter hidratação da pele em tempo seco

“Quando a gente tem 30 anos, tem bastante gordura ao redor dos olhos. Tanto que a gente não tem olheira. A partir dos 40, a gente tem uma reabsorção dessa gordura, e começa a apresentar o olho mais fundo. A partir dos 50, então, já tem uma perda maior ainda, e isso causa a olheira, que começa a se aprofundar e vai em direção à maçã do rosto”, explica a médica.

Perda de gordura com o passar dos anos (Foto: Reprodução)

Além da gordura, a estrutura óssea também se modifica. Aos 30, ela é firme e fechadinha na área orbital (ao redor dos olhos). Com o passar dos anos, vai se abrindo e, junto à absorção de gordura, resulta em um ‘buraco’ mais profundo embaixo dos olhos.

Perda óssea com o passar dos anos (Foto: Reprodução)

Elaine é formada pela Universidade de Cuiabá e com Especialização no Hospital da Gamboa (RJ), e membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Americana de Dermatologia. Segundo ela, além da área orbital, também acontece esta perda entre os ossos da mandíbula e maxila.

“Há um espaço pequeno entre estes ossos aos 30 anos, que vai aumentando. Com isso, a pessoa perde suporte na bochecha, e devolve suporte para a parte de baixo do rosto. Como consequência, acontece o chamado ‘buldogue’ ou ‘marionete’”, explica.

Segundo Elaine, a melhor forma de reverter a situação é com a aplicação do ácido hialurônico. “Com ele, a gente consegue devolver a estruturação. O ácido não vai repor a parte óssea, mas a gente vai devolver estrutura para a área do rosto que perdeu estrutura óssea e gordura, e, com isso, melhorar a aparência”.

Para a médica, o ideal é que o paciente não espere chegar a uma situação crítica para começar as aplicações, para que não seja necessária a aplicação de muitas seringas de ácido de uma só vez. “Tem gente que começa a fazer para melhorar olheiras em torno dos 30, 35 anos. Se a pessoa não trata a olheira, vem a perda da bochecha. Se não tratar a bochecha, vem a perda da região posterior, próximo à mandíbula, formando o ‘buldogue’, como é chamado popularmente. Mas se cuidar antes, não evolui de forma intensa”.

A aplicação é contraindicada a pessoas com doenças autoimunes, gestantes, pessoas com câncer, ou pessoas com alteração de coagulação sanguínea (doenças hematológicas). Elaine recomenda que o procedimento seja feito com dermatologista ou médico especialista, para evitar complicações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet