Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

setembro amarelo

Local de palestra sobre suicídio da Unimed é alterado após grande procura

Foto: Reprodução / Ilustração

Local de palestra sobre suicídio da Unimed é alterado após grande procura
O local da palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência” com a psiquiatra Luana Peres Frick, realizado pela Unimed Cuiabá, foi alterado após grande procura do público. O evento, que acontece às 19h desta quinta-feira (26), será realizado no auditório da Cooperativa, na Rua Barão de Melgaço nº 2761.

Leia também:
Unimed realiza palestra gratuita sobre suicídio e automutilação nesta quinta

A ação integra a campanha “Aquarela da Saúde – Setembro Amarelo”, e é realizado pelo Núcleo de Medicina Preventiva, o Viver Bem, e as Clínicas Unimed Cuiabá. De acordo com o psiquiatra Pedro Balata, médico que atua nas Clínicas Unimed, o assunto é de especial importância para profissionais de saúde e da educação, apesar de não se restringir a eles. 

“Essa campanha é nacional e mobiliza a sociedade para discutir a prevenção ao suicídio. A nossa intenção é promover um momento de debate para trazer informações a respeito do suicídio e dos temas relacionados, como a depressão. Vamos mostrar que há prevenção, tratamento e que as pessoas podem receber ajuda antes de uma tentativa de tirar a própria vida”, destaca.

O tema da automutilação foi escolhido em resposta ao aumento dos casos registrados em consultórios. Trata-se de um comportamento de autodestruição com origem no desejo de punir a si mesmo. Para Pedro Balata, ocorrências dessa natureza devem ser compreendidas como um sinal de que algo não vai bem.

“A automutilação pode mascarar algum tipo de transtorno mental, como a depressão, por exemplo. O indivíduo está em um sofrimento mental tão grande que uma das maneiras que ele tem para expressar esta dor é através de um sofrimento físico, autoprovocado. Sintomas como esses jamais devem ser ignorados, porque podemos estar diante de um transtorno mental grave, com risco suicida”, alerta.

Serviço

Palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência”. Evento exclusivo para beneficiários da Unimed Cuiabá.
Quando: Hoje, 26 de setembro, às 19h
Onde: No auditório da Unimed Cuiabá, na Rua Barão de Melgaço nº 2601
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet