Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

dois anos de espera

Após financiamento coletivo, cuiabana de 16 anos consegue publicar seu primeiro livro

Foto: Arquivo Pessoal

Após financiamento coletivo, cuiabana de 16 anos consegue publicar seu primeiro livro
Após dois anos de tentativas, a cuiabana Rayanni Freire, hoje com 16 anos, vai publicar seu primeiro livro no próximo dia 12 de outubro. Ela, que em 2017, aos 14, já tinha lido mais de cem livros e escrito mais de cem poemas, é agora caloura de medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), além de ter realizado o sonho da primeira publicação com ‘O segredo de Ana Rosa’.

Leia também:
Com mais de cem poemas escritos, cuiabana de 14 anos pede ajuda para publicar livro

‘Eu tive muita dificuldade em conseguir algum financiamento, tanto governamental, quanto privado, por isso eu fiz campanhas nas redes sociais faz um tempo para juntar dinheiro e facilitar para os meus pais. O dinheiro arrecadado custeou metade da publicação. Além disso, recebemos alguns auxílios financeiros de amigos e família”, contou ao Olhar Conceito.

‘O segredo de Ana Rosa’ é um romance infanto-juvenil. Nele, Ana Rosa é uma adolescente que tem muitas habilidades artísticas, mas que não consegue ser ela mesma em frente aos colegas por conta de sua timidez. Por isso, ela se transforma em outra garota, Ana Rubia.

“Minha personagem tem um mundo vasto dentro de si, cheia de talentos, que não consegue mostrar para o mundo. Ela não consegue ser ela mesma”, conta Rayanni. Segundo a autora, a obra fala sobre autoaceitação. “Entender que podemos ser felizes sendo nós mesmos, que todos temos algo para agregar nesse mundo (...) também alguns assuntos satélites, como o papel da mulher no mercado e escolha de profissão. Além de ser repleto de poesias, que não poderiam faltar (porque eu amo)”.

A obra começou a ser escrita quando a garota tinha 14 anos, em 2017, e foi concluída em 2018. Só neste ano, no entanto, será possível a publicação. “Eu sempre amei ler e isso foi um dos principais pontos, pois eu queria poder ser a criadora da minha própria história, eu queria poder tocar crianças, jovens e adultos de uma maneira mais simples, porém, tão emocionante quanto. Algo em que as pessoas olhassem e se identificassem, trazer uma luz de arte e um pouco da minha visão de mundo”, garante a escritora.

‘O segredo de Ana Rosa’ foi publicado pela Editora Umanos, e o lançamento acontece na livraria homônima, no shopping de Várzea Grande, primeiro piso, às 19h do dia 12 de outubro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet