Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Música

entrada gratuita

Orquestra da UFMT completa 40 anos e realiza concerto de música de câmara no domingo

Foto: Luzo Reis

Orquestra da UFMT completa 40 anos e realiza concerto de música de câmara no domingo
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) realiza no próximo domingo (22) mais um concerto da série de música de câmara da Temporada 2019, no teatro universitário. A entrada é gratuita e o evento começa às 10h.

Leia também:
Almir Sater faz show beneficente em Cuiabá em outubro para a Associação MTmamma

Desta vez, estão no programa obras de L. V. Beethoven, J. Stamitz, Lilian Fuchs e Nilceia Baroncelli. Os solistas serão Fernanda Pavan, spalla do naipe das violas da Orquestra; Fernando Pereira, violista; Leonid Paniago, flautista e Yndira Villaroel, violinista. Os dois últimos são professores e coordenadores do Instituto Ciranda.
Aniversário

No sábado (21), um dia antes do concerto, a Orquestra completa 40 anos de existência. De acordo com a assessoria, sua missão é de quebrar as barreiras tradicionais, levando do erudito às trilhas de cinema, dos clássicos da MPB e do pop rock Estado afora.

A Orquestra foi idealizada pelos professores Gabriel Novis Neves, reitor fundador da UFMT, e Pedro Benedito Dorileo, ambos homenageados na temporada do ano passado respectivamente nas séries sinfônica e de câmara.

Nestes anos, já passaram por ela, como maestros, Wimmer, Marcelo Bussiki, Ricardo Rocha, Roberto Vitório e Silbene Perassolo. Fabrício Carvalho completa, em dezembro, 22 anos à frente da OSUFMT.

O maestro ingressou inicialmente como flautista em 1995 e, antes disso, em 1986, aos doze anos, foi bolsista. “Amo esses caras, a Orquestra como um todo. Minha mãe, Nilza Cirillo de Carvalho, me ajudava nos concertos no início da carreira, meus irmãos [Priscila e Álvaro de Carvalho] tocaram e um [Eduardo de Carvalho] ainda toca”, recorda. “Minha mãe tinha muito orgulho da Orquestra. Ela mandava fazer um quadro com todo cartaz de espetáculo. Tem essa ligação afetiva com o trabalho e tudo que você faz com amor a tendência é dar certo. Estudei, fiz mestrado em regência e sempre tive o apoio desses músicos. Nunca nenhum deles falou que eu não tinha condição, sempre me ajudaram. Não tem como não ter amor. Quero terminar meus dias à frente da Orquestra e ao lado destes músicos”.

Os planos de Fabrício são de continuar na Orquestra, além de sempre inovar. “A cada ano a gente inventa algo diferente para criar essa sensação de coletivo, de uma estrutura da sociedade e continuar formando público”, diz. “Nos últimos dois anos, tivemos a contratação de quatro novos músicos, excelentes como profissionais e também como professores, formadores de novos músicos. A Orquestra precisa ter esse compromisso da formação porque Mato Grosso não tem uma escola de música estadual, que forma músicos. Depende da UFMT e de seus projetos voltados à música e isso é muito pouco”.

Serviço

Concerto de Música de Câmara – Temporada 2019
Local: Teatro Universitário
Data e horário: Domingo, 22, às 10h
Entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet