Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Gastronomia

grupos seletos

Casal apaixonado por vinho e gastronomia cria ‘confraria’ e organiza jantares harmonizados em Cuiabá

Foto: Manu Rigoni

Cleber e Rafaella

Cleber e Rafaella

Ela é especialista em gestão de pessoas, mas ama vinhos. Ele é engenheiro agrônomo, mas assume a cozinha e se diverte com diferentes criações. Juntos, o casal Rafaella Tognietti, 34 e Cleber de Noronha, 36, decidiram unir as paixões e criar a ‘Confraria Proposital’, em que, aos finais de semana, oferece jantares harmonizados a grupos seletos em Cuiabá.

Leia também:
Congresso de gastronomia traz chefs premiados de todo o Brasil com programação ampla
 
O casal se conheceu na faculdade, em 2006, e está junto há treze anos. Mas foi só no final de 2018 que decidiram criar a confraria. “No final do último ano, precisamente no Revéillon, em meio aos brindes, em um dos pedidos compartilhados, falamos que 2019 seria o ano que começar a compartilhar mais com pessoas o que amamos, porém, até então um hobby”, contaram ao Olhar Conceito.
 
Rafaella já vinha se especializando em vinhos por hobby, e estava acostumada a responder dúvidas sobre consumo, harmonização, conservação, dentre outros. “Percebemos que as dúvidas eram muitas, e que além das dúvidas, as pessoas queriam aprender a degustar os vinhos. Então, resolvemos criar a Confraria Proposital, pois com isso, tentaríamos responder todas essas dúvidas e, muito mais do que isso, passaríamos a nossa paixão por esse mundo, para que todos pudessem ter a mesma satisfação que temos, quando degustamos um bom vinho”, lembra.
 
O primeiro jantar foi já em fevereiro de 2019, somente com vinho e petiscos para limpar o paladar. A segunda turma, no entanto, já teve um jantar feito por Cleber, e harmonizado por Rafaella. Desde então, de segunda a sexta-feira os dois atuam com suas profissões dentro do universo corporativo, e no final do expediente deixam a formalidade e vestem a camisa da Confraria Proposital. “Claro que, os trabalhos, principalmente do mise en place, dependendo do cardápio, começam bem antes, ao longo da semana”, garantem.
 
Os encontros acontecem sempre às sextas e sábados, mas a fila de espera normalmente é de 30 dias – só é possível comparecer mediante reserva. O cardápio e o valor por pessoa variam, e dão direito a três passos (entrada + principal + sobremesa) harmonizados com três taças de vinho.
 
“Vinhos e o cardápio são definidos juntos, já que é uma harmonização. É mais fácil falar do cardápio da noite. Enviamos uma lista com gosto/não gosto para o clientes. Com base nisso, elaboramos uma experiência, quase sempre com os ingredientes gostosos, porém com surpresinhas. Após, definimos os vinhos, para tornar a harmonização incrível”, garantem. O endereço do encontro só é passado após a reserva.
 
Serviço
 
Confraria Proposital
Instagram: Confraria / Rafaella / Cleber
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet