Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

ressignificação

Cuiabana supera depressão e cicatrizes de automutilação e se torna Miss Teen

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Cuiabana supera depressão e cicatrizes de automutilação e se torna Miss Teen
A cuiabana Suzana Teixeira de Andrade sempre teve vergonha de seu corpo. O problema não eram, como acontece com muitas outras garotas, o de não se encaixar dentro de um padrão de beleza. Na realidade, ela não queria que ninguém percebesse suas cicatrizes, resultado de um período muito difícil de sua vida, em que chegou a se automutilar. Foi somente com muita insistência da mãe que ela decidiu fazer um book fotográfico e, então, percebeu que aquela poderia ser sua salvação. Hoje, é Miss Teen Mato Grosso, Reina Teen Brasil, e em breve participará de um concurso de beleza internacional na Bolívia.

Leia também:
Jovens contam suas histórias de superação em evento em parceria com a Unicef

“Eu não queria que ninguém visse [as cicatrizes]. Se eu fosse fazer o book, eles veriam e iam perguntar, e eu não gostava de falar disso de jeito nenhum”, contou ao Olhar Conceito. Quando tomou coragem para enfrentar seus medos ela tinha apenas 16 anos, em 2016, e foi somente após muita insistência da mãe, que via no book uma forma de elevar a autoestima da filha.

“Ela e meu pai começaram a me levar para workshops depois, porque eu gostei, e falei que queria continuar fazendo isso”, lembra. “Eu comecei a participar de desfiles em Cuiabá, até que em 2018 surgiu a oportunidade de participar do Miss Mato Grosso Estudantil”.

Com somente um dia para se preparar, Suzana foi novamente tomada pela insegurança. Para sua surpresa, no entanto, ficou em 4º lugar, em um grupo de 27 garotas. “Eu nunca achei que poderia ganhar um concurso, justamente por causa das minhas manchas, das minhas cicatrizes”.

A boa classificação lhe deu vontade de tentar mais vezes. Assim, a garota fez parcerias com estúdios de pilates, clínicas de estética, e investiu na preparação para os próximos concursos. Perdeu dois, mas no terceiro foi eleita a Miss Teen Mato Grosso Oficial. No Miss Model Teen Brasil, ficou em terceiro lugar, e levou o título de Reina Teen Brasil – o que equivale a rainha. Em novembro deste ano, ela vai representar o Brasil em um concurso internacional, na Bolívia.

“Estou focada na minha preparação e também em fazer visitas em projetos sociais daqui de Cuiabá, para conversar com as crianças a respeito de comportamento, autoestima... Porque eu precisei disso, minha mãe viu e me levou. Então eu acho que posso fazer alguma coisa por essas crianças e conversar com elas para tentar animá-las, para que elas vejam que, independente do momento difícil que estejam passando, elas podem vencer”.

Na última quinta-feira (29), Suzana participou do projeto ‘Jovens do Futuro’, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e contou sua história de superação, assim como faz em programas sociais. “Eu fui ao Instituto Desportivo da Criança, em um dos pólos... e foi tão legal o jeito que as meninas me receberam! Porque elas têm uma visão de que a miss tem que ser perfeita. Elas me perguntaram qual era minha comida preferida, e eu disse que era pizza. Elas ficaram horrorizadas... como assim você come pizza? E eu falei, gente, eu sou normal... então acho que [a ideia é] passar para elas que do jeitinho delas elas podem ser quem elas quiserem”.

Por fim, as cicatrizes foram ressignificadas. “Antes eu olhava para as minhas cicatrizes e as achava horríveis, e hoje eu olho e vejo que elas estão aqui para me lembrar que eu passei por um momento difícil, e que eu consegui vencer. Hoje elas me inspiram a fazer algo legal para as outras pessoas”, finaliza.

Setembro Amarelo

O mês de setembro é lembrado como mês da prevenção ao suicídio. Em cuiabá, uma ampla programação acontecerá para chamar atenção para o tema. Na próxima quinta-feira, dia 5 de setembro, acontece o II Encontro Intersetorial sobre Prevenção ao Suicídio, das 9h às 17, no auditório da UNIC Beira Rio. No dia 10, das 8h às 17h será realizada a ação Promoção da Saúde como Prevenção ao Suicídio, no auditório da Escola de Saúde Pública. Ainda no dia 10, uma representante do CVV vai ministrar uma palestra no Pronto Socorro, às 15h.

No dia 13, no CAPS Infantil Adolescer, será realizada a palestra “Prevenção ao Suicídio”, que acontece às 9h. No dia 17, o I Seminário Estadual de Prevenção e Pósvenção do Suicídio, das 16h30 às 21h30. Para fechar a programação, no dia 19 acontece uma grande caminhada de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio, que sairá da Praça Ipiranga a partir das 7h30 e terminará na Praça Alencastro, com a presença da banda do Corpo de Bombeiros.

Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, cerca de 12 mil suicídios são registrados no país todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. A depressão, o transtorno bipolar e o abuso de substâncias psicoativas são os 3 principais motivos para os casos de suicídio no Brasil, que atinge principalmente os jovens.

A programação do Setembro Amarelo é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, a Secretaria Estadual de Saúde, o Núcleo de Estudos em Saúde Mental (NESM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet