Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

esta tarde

Jovens contam suas histórias de superação em evento em parceria com a Unicef

Foto: Reprodução / Ilustração

Jovens contam suas histórias de superação em evento em parceria com a Unicef
Quatro jovens vão contar suas histórias de superação na tarde desta quinta-feira (29), na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), durante o evento ‘Jovens do Futuro’. O objetivo é servir de exemplo para outras pessoas de Mato Grosso e até de outros estados, já que tudo será transmitido online no canal do YOUTUBE, a partir das 15h (horário de Cuiabá).

Leia também:
Estudantes de medicina da Unemat são as únicas de MT a assinar capítulo em manual de neurocirurgia
 
A estudante Britney Freire é uma das que vão contar suas histórias. Diagnosticada com Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) na infância, teve bastante dificuldade na escola, mas conseguiu superar esse obstáculo e, por meio de um processo seletivo, entrou na equipe de Robótica do Sesi Escola. Tornou-se líder de uma equipe de Fórmula 1 da escola, que construiu uma miniatura de carro de F1 e disputou um torneio nacional no Rio de Janeiro.
 
O advogado Marco Augusto de Almeida, de 26 anos, será outro participante. Criado apenas por sua mãe, que era empregada doméstica, ele passou por muitas dificuldades para se formar em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Depois de aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conseguiu um bom emprego, faz duas pós-graduações e curso de inglês, e está próximo de realizar seu grande sonho: comprar uma casa para sua mãe.
 
A estudante de Saúde Coletiva da UFMT, Suzana Andrade, por sua vez, foi classificada para representar o Brasil no concurso 'Reina Teen Universal 2019', que acontece na Bolívia em novembro. Nascida em Cuiabá, ela tem 19 anos, conta com o apoio de sua família e de amigos para arrecadar o valor necessário para as despesas da viagem internacional.
 
Por fim, João Marcelo Brasil da Silva, de 21 anos, lembra que na infância, sua mãe, preocupada com o filho que "vivia na rua", resolveu matriculá-lo no curso de artes marciais do projeto Rede Cidadã, que atende crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. Hoje, Marcelo é faixa preta de taekwondo e dá aulas no projeto. Também é estudante de Direito e quer se tornar policial.  
 
O evento desta tarde tem duração de uma hora, e a ação conta com a parceria da Unicef, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM),  Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT) e Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros (Femab-MT).
 
No total, serão realizadas quatro edições, encerrando durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no mês de outubro. "Tivemos uma excelente repercussão na primeira edição. Muitas pessoas nos procuraram para contar o quanto foi importante mostrar histórias que servem de exemplo para a juventude", afirma o secretário da Seciteci, Nilton Borgato. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet