Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

Patrimônio

Prefeitura inicia ‘visitas técnicas’ na Casa de Bem-Bem para mostrar restauração de ponto histórico dos 300 anos; fotos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeitura inicia ‘visitas técnicas’ na Casa de Bem-Bem para mostrar restauração de ponto histórico dos 300 anos; fotos
A Prefeitura de Cuiabá iniciou, nesta quarta-feira (28), uma visita técnica às obras de restauração da Casa de Bem-Bem (também conhecida como Casa de Nhô Nhô de Manduca), que desabou em 2018, após fortes chuvas que caíram sobre a capital mato-grossense. A intenção é mostrar o trabalho que está sendo feito para preservar a história do imóvel e também para que a população em que pé estão os trabalhos.

Leia mais:
População poderá fazer ‘visitas técnicas’ à Casa de Bem-Bem a partir de setembro
 
A restauração faz parte do PAC Cidades Históricas e é financiado com recursos municipais, já que é considerada uma prioridade no Centro Histórico. “A Casa de Bem-Bem dispensa comentários do que representa para Cuiabá. Tem uma importância muito grande nestes 300 anos da cidade, principalmente pela sua família e atividades que eram desenvolvidas naquela propriedade”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo.
 
“A parte mais crítica, nós já vivemos. Iniciamos o processo de sua restauração original, para poder atender o que está no projeto. Decidimos, em conjunto com todos os órgãos, oportunizar a sociedade de conhecer, tecnicamente, o que está acontecendo com a Casa de Bem-Bem. Nunca houve uma situação de um imóvel tombado assim cair e ter uma obra deste porte para restaurá-lo”, explicou o secretário.
 
As visitas técnicas, em grupos de até 15 pessoas, serão feitas toda quarta-feira, a partir das 8 horas. Para se cadastrar, os interessados devem entrar em contato com a prefeitura de Cuiabá, através de um e-mail que ainda será divulgada pelo município nesta semana.
 
“Quando tudo aconteceu, a empresa não deixou de cumprir a responsabilidade, tomou ações rápidas. Depois disto, entrou o Ministério Público (MPMT), foi iniciado um rearranjo diante deste fato novo. Detalhes técnicos foram estudados, decisões foram tomadas, foi um rito extremamente complexo, e o projeto será iniciado em 2019”, disse o secretário.
 
Com a obra emergencial, os trabalhos poderão ser executados até em dia de chuva. Ao todo, serão três etapas: obras emergenciais; restauração e retorno ao projeto inicial, onde será reiniciado o que estava travado em 2017.
 
“Empresa ou quem teve culpa [pelo desabamento] será responsabilizado. Levantamento foi feito, repassado para Controladoria, e será responsabilizado o culpado pela queda de parte do imóvel. Multa ou indenização, não sei ainda, mas será feito. Alguém foi culpado por isto ter acontecido. É algo de recurso público, então, isto não pode deixar de ser ressarcido. De que forma, não sei, isto o jurídico é quem vai decidir”, completou o secretário.
 
A casa retratava, na sua majestosa construção, todo o aconchego e receptividade do povo cuiabano. Dona Bem Bem, ou Constança Figueiredo era, dentre os 13 irmãos Novis Figueiredo, a mais popular.  Os festeiros de São Benedito realizavam as festas isoladas em suas residências, com muita fartura.
 
“As pessoas terão a oportunidade de ver como eram construída as casas antigamente, até porque essa casa vai ser reconstruída no mesmo formato que foi construída há séculos”, finalizou Vuolo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet