Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Turismo

gestão ambiental

Unidades da Rede de hoteis Mato Grosso terão energia solar até outubro

Foto: Divulgação

Hotel Águas Quentes

Hotel Águas Quentes

Duas unidades da Rede de Hoteis Mato Grosso funcionarão por meio de energia solar a partir do próximo mês de outubro: o Hotel Pantanal, na Transpantaneira, em Poconé, e o Hotel Mato Grosso, na avenida Comandante Costa, na Capital. A iniciativa faz parte da gestão ambiental da rede, que é destaque no estado em práticas sustentáveis.

Leia também:
Cuiabá terá embarque de passageiros em ônibus para o Peru, com parada em Lima e Cusco, a partir de setembro
 
De acordo com a assessoria, todos os hotéis têm ações como economia de energia e de água e a reciclagem adequada em todos os estabelecimentos. Segundo o gestor ambiental responsável pela rede de Hotéis Mato Grosso, Joab Almeida da Silva, o empreendimento sempre demonstrou preocupação com projetos sustentáveis, principalmente nos hotéis localizados em unidades de conservação. "Esses locais são mantidos com gestão ambiental funcionando plenamente e o turista aprecia ver o cuidado com o meio ambiente", destaca.
 
Dentre os recursos aplicados, a rede de hotéis mantém coleta seletiva de plásticos, vidros e papéis, sensor de presença nos corredores que possuem lâmpada LED de 10 W, aquecimento de água com placa solar nos hotéis Fazenda, Paiaguás, Palace, Pantanal e Águas Quentes, limpeza das fossas feitas por empresas autorizadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e os dejetos são levados para locais autorizados pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
 
As unidades também possuem gerenciamento de resíduos que funciona conforme a legislação municipal, estadual e federal, ou seja, os resíduos têm um controle rígido, principalmente os considerados perigosos, que são transportados com os devidos cuidados. 
 
Na alimentação, por exemplo, o Hotel Mato Grosso Águas Quentes faz questão de comprar produtos de agricultores familiares locais, o que ajuda na economia da cidade e também leva comidas mais saudáveis para os hóspedes. Na recepção do mesmo hotel foi criado um ponto de venda de artesanato aos turistas, com produtos feitos pela comunidade.
 
A diretora de Marketing da rede, Adriana Aires, destaca que não é de hoje que o grupo investe na gestão ambiental, com medidas de economia de água e energia, buscando formar uma consciência ecológica em todos os colaboradores das unidades. "Há mais de cinco anos investimos na política ambiental do grupo. Somos conscientes que as gerações futuras dependem das decisões que tomamos hoje. Todos precisam ter essa consciência", alerta. 
 
Para fomentar o pensamento sustentável, alunos das redes públicas e particulares de ensino que visitam o Hotel Águas Quentes são convidados a participar de ecoaulas. Por meio de linguagem adaptada aos estudantes da pré-escola ao ensino superior, os profissionais falam sobre a necessidade de preservação do parque e da natureza. Em média, 600 alunos passam pelo hotel todos os anos e recebem orientações, interagem na aula de campo, praticam lazer e esportes nas cachoeiras e piscinas termais e artificiais do local.
 
O Hotel Águas Quentes possui ainda o Certificado Internacional de Gestão Ambiental ISO 14001/2015, emitido pela Certificadora BSI, órgão inglês que atua há mais de 100 anos com certificação, o que demonstra a preocupação do empreendimento com o meio ambiente e a utilização de práticas sustentáveis para o turismo, disciplinando suas atividades e minimizando os impactos ambientais.
 
O Águas Quentes é também o único de Mato Grosso a receber o prêmio Ecolder pelo Programa TripAdvisor EcoLideres no Brasil, desenvolvido com a consultoria da Rainforest Alliance e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), selo que certifica hospedagens em projetos sustentáveis voltado para hotéis.
 
A Rede de Hotéis Mato Grosso tem mais de 50 anos de história. É formada por seis estabelecimentos: Hotel Mato Grosso Palace, Hotel Mato Grosso, Paiaguás Palace Hotel, Hotel Fazenda Mato Grosso, Hotel Mato Grosso Águas Quentes e Pantanal Mato Grosso Hotel. Mais informações pelo SITE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet