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Sexta-feira, 29 de março de 2024

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Parque Nacional da Chapada e Reserva do Cristalino participam de campanha de proteção da biodiversidade

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Parque Nacional da Chapada e Reserva do Cristalino participam de campanha de proteção da  biodiversidade
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá) e a Reserva do Cristalino (localizado na divisa com o Pará, entre os Municípios de Alta Floresta e Novo Mundo) participam neste domingo (21) da campanha 'Um Dia no Parque', que busca proteger a biodiversidade dos espaços. No país, outros parques ou reservas protegidas também participam da ação.

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A campanha tem como objetivo mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além do desenvolvimento econômico. A Coalizão Pró-UCs, que realiza a campanha, pretende fazer isso por meio da promoção de atividades em contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país. 

Entre as áreas  confirmadas na ação estão os Parques Nacionais da Tijuca, Iguaçu, Serra da Bodoquena, Aparados da Serra e Serra da Capivara, os Parques Estaduais de Ibitipoca e Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais, Vila Velha, Ilha do Mel e Guartelá, no Paraná, o Refúgio de Alcatrazes em São Paulo, entre outras.

O objetivo é criar uma cultura de visitação e turismo nas UCs. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de 2013 a 2018 o número de visitantes praticamente dobrou em Unidades de Conservação federais, indo de 6,3 milhões em 2013 para 12,4 milhões em 2018.

Os visitantes gastaram, em 2017, cerca de R$ 2 bilhões nos municípios do entorno das UCs, gerando cerca de 80 mil empregos.

Todos os setores ligados ao ecoturismo são beneficiados, como o hoteleiro, de alimentação, transporte, além do comércio em geral. Um estudo realizado pelo ICMBio mostra que para cada um real investido nas UCs, sete reais são gerados na economia.

"Não podemos, assim, deixar de promover a visitação em parques e o aprimoramento da gestão, por meio de parcerias com a iniciativa privada, para que seja possível catalisar todo esse potencial de gerar benefícios para a conservação da biodiversidade e para o desenvolvimento socioeconômico", explica Fernando Pieroni, diretor-presidente do Instituto Semeia, um dos promotores da campanha por meio da Coalizão Pró-UC.

Em 2019, a campanha Um Dia no Parque conta com o apoio da GIZ Brasil e Grupo Cataratas, além das instituições que fazem parte da Coalizão Pró-UCs, realizadora da ação.
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