Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

Projeto Integrador

Alunos de arquitetura do Univag projetam salas de escola municipal e entregam a alunos e professores

Foto: Da Assessoria

Alunos de arquitetura do Univag projetam salas de escola municipal e entregam a alunos e professores
Estudantes de arquitetura do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) projetaram duas salas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Júlio Correa, e as entregaram prontas aos alunos e professores. A escola fica no bairro São Mateus, em Várzea Grande. As atividades fazem parte do ‘Projeto Integrador’ da instituição, que visa proporcionar benefício tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade.

Leia também:
Univag lança mestrado em arquitetura e urbanismo em parceria com a PUC

Os alunos do Univag eram do 5º e 6º semestres de Arquitetura e Urbanismo. Segundo a coordenadora de curso, Mestre Carmelina Suquerê, esta foi uma oportunidade de trabalhar além do que está previsto na grade curricular do curso. "Além do trabalho social eles praticam o empreendedorismo, o trabalho em equipe, vão em busca de patrocínio e percebem como é executar um projeto real", afirmou.

O vice-reitor, professor Flávio Foguel, reforça que a missão do Univag é formar profissionais preparados para o mercado de trabalho e, acima de tudo, profissionais cidadãos, comprometidos com o bem estar da população. "Compartilhar experiências, principalmente quando as iniciativas contribuem com o fortalecimento do ensino é muito importante para todos nós, que almejamos um ensino de qualidade, até porque alia o aprendizado dos alunos com a responsabilidade social que a instituição de ensino superior mantém como perspectivas de valores para o desenvolvimento humano e de cidadania”.

O idealizador do projeto foi o professor Cezar Clemente. "Participaram os alunos do 5º e 6º semestres de Arquitetura e Urbanismo. Foram projetadas duas salas temáticas que estavam desativadas na escola. Eles desenvolveram a biblioteca e a sala multimídia para apresentação de vídeos educativos. Na parte externa foi trabalhado o paisagismo, a arte foi desenvolvida pelos próprios alunos que tiveram como referência o pintor famoso Victor Hugo. Durante todo o processo desse projeto percebo uma evolução dos alunos, em caráter social e no fator profissional", explicou.

"Na prática alunos conseguimos perceber nossas falhas projetuais, se algo não deu certo, vamos lá e criamos outra proposta, tentando se renovar, porque a gente sempre espera trazer o nosso melhor nesses projetos, mesmo com as dificuldades encontradas no caminho é muito gratificante. O Univag nos proporciona um ensino não só teórico, mas prático, aliado ao social, fortalecendo nossa bagagem profissional", completou a aluna do 6º semestre, Victória Ferreira Galvão.

 A diretora da escola, Daluza Benedita de Arruda, afirmou que é um orgulho ver a escola mais encantadora e atrativa. "Queremos agradecer a todos, em especial aos alunos de arquitetura que nestes meses todos vieram executar o projeto aos sábados, com muita garra e determinação para que tudo ao final resultasse neste brilhante trabalho. A nossa escola modificou e ficou com ambientes mais atrativos e bonitos. Com certeza esses alunos serão profissionais capacitados e, acima de tudo, pessoas mais envolvidas com as causas sociais, uma vez que vivenciam nas comunidades onde a escola é instalada, o modo de viver, comportamentos, alegrias, dificuldades e as diferenças sociais. A comunidade do São Mateus foi receptiva e aprovou o projeto".

Já a secretária adjunta de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Benedita Santana Ponce, destacou a importância da parceria com a universidade em projetos que têm garantido mudanças, não só de ambientes, mas na vida das crianças: "Essa iniciativa transformou as salas de aula em espaços motivadores, despertado nas crianças um misto de encantamento e imaginação", completou.

O Projeto Integrador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Univag já foi realizado nas escolas municipais: Antônio Norberto de Barros (Nova Esperança), Mariana Rodrigues de Azevedo (Mapim), Miguelina de Campos Silva (Jardim Paula II), Manoel Antônio (Santa Cecília), Eleuza Maria de Souza Santos (Residencial Noise Curvo de Arruda).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet