Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

casou com cuiabano

Ucraniana faz bombons de chocolate belga pintados à mão com recheios exóticos em Cuiabá

Foto: Divulgação

Bombons feitos por Olya

Bombons feitos por Olya

A ucraniana Olya Yaroslavivna, hoje com 23 anos, nem imaginava o que o futuro lhe reservava quando acessou um website para praticar o inglês. Pensando em morar no Canadá, ela acabou conversando com um cuiabano que a conquistou, e veio morar na capital de Mato Grosso, em 2016. Em março deste ano, depois de muito estudo e prática, lançou sua marca ‘química do chocolate’, para vender bombons feitos com chocolate belga, pintados à mão, e com recheios bem diferentes do que os brasileiros estão acostumados. Entre eles estão, por exemplo, ganache de chocolate branco com parmesão, castanha do pará e mel, e ganache de chocolate meio amargo com bacon e pimenta caiena.

Leia também:
MasterChef Henrique Fogaça vem a Cuiabá ministrar 'palestra-show'

Quando veio conhecer seu marido, há três anos, ela logo se casou. Por aqui, decidiu realizar o sonho de ser confeiteira. “Eu sempre quis ser confeiteira. Fazia alguns cursos, mas decidi que queria trabalhar com chocolates no Brasil”, contou ao Olhar Conceito. “Trabalhei em algumas confeitarias fazendo tortas e bolos, mas entendi que queria criar minhas coisas, e também queria mostrar para o Brasil coisas do meu país, da Europa. Por isso decidi que quero mostrar o chocolate. Não sou a primeira a fazer no Brasil, tem bastante confeiteiras que fazem esse tipo de bombons em São Paulo, Brasília... mas em Cuiabá ainda não tem”, afirma.

As diferenças dos bombons de Olya já começam na forma, que são obrigatoriamente de polibicarbonato, e vem de São Paulo, Itália ou Bélgica. O chocolate usado é o Callebaut, e a forma de fazer também é especial. “Eu pinto primeiro as formas, pinto cada bombom a mão, e por isso um nunca será igual ao outro. Depois coloco o chocolate, faço uma casquinha muito fina, depois o recheio, e depois eu fecho”, explica.



Os recheios mais diferentes são os de ganache de chocolate branco com parmesão, castanha do pará e mel; ganache de chocolate meio amargo com bacon e pimenta caiena; e ganache de chocolate branco com requeijão. Ela também prepara outros mais comuns, como de caramelo cremoso com amendoim, ganache de chocolate branco com maracujá e capuccino. “Parece esquisito, mas juro que é gostoso, e ninguém nunca reclamou”, garante. “Alguns eu que crio, outros são receitas da Europa. Eu pego bases de outras confeiteiras famosas que conheço, mas como no Brasil não tem todos os ingredientes que eu preciso - e alguns seriam muito estranhos - eu tento adaptar para ficar diferente, mas gostoso, de acordo com o gosto do país”.

Bombom de ganache de chocolate branco com parmesão, castanha do pará e mel (Foto: Instagram)

Bombom de ganache de chocolate meio amargo com bacon e pimenta caiena (Foto: Instagram)


Em breve, Olya quer também vender barras de chocolate recheadas e marshmallow caseiro, além de uma sobremesa ucraniana e russa chamada ‘leite de pássaro’ que, segundo ela, é “como se fosse um suflê em cubinhos, com chocolate, morango, maracujá, pistache, vários sabores”. Além disso, seu sonho para o futuro é abrir uma – ou várias – confeitarias na cidade.

Barras de chocolate serão lançadas em breve (Foto: Instagram)

Os bombons são feitos sob encomenda em caixas de 4, 9 ou 24 unidades. Olya também aceita encomendas para festas, como lembracinhas ou doces de mesa. No entanto, é preciso ter atenção ao armazenamento, já que os chocolates finos são frágeis e não aguentam o calor de Cuiabá, ou seja, devem ficar em local refrigerado.

Os preços, avisa Olya, podem assustar. Em seu Instagram, inclusive, ela fez uma postagem explicando porque seus bombons custam mais do que a média dos doces de Cuiabá. Dentre as razões estão a matéria prima (chocolate belga Callebaut), a técnica de temperagem na maneira correta, as receitas diferenciadas dos recheios, inspiradas em grandes chefs e baseadas nas escolas de culinária da Europa (o recheio de caramelo cremoso, por exmeplo, é do chef francês Pierre Herme, e o ganache de chocolate branco com parmesão é da chef russa @yulia_dotsenko), e o estilo da pintura, que também foi criado na Europa.

Olya (Foto: Instagram)

“Sendo assim, o chocolate belga, a técnica envolvida para trabalhar com ele, a pintura
exclusiva e diferenciada, o sabor dos recheios e a dedicação para entregar um produto final de alta qualidade são os fatores que fazem o valor dos meus bombons terem um preço maior que a grande maioria dos doces vendidos em Cuiabá”, finaliza a confeiteira.
 
Serviço

Química do Chocolate
Encomendas e informações: (65)  98449-2031
INSTAGRAM
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet