Olhar Conceito

Terça-feira, 07 de julho de 2020

Notícias / Artes Cênicas

Intervenção artística questiona poderes da justiça e a quem ela serve

Da Redação - Isabela Mercuri

21 Jun 2019 - 17:00

Foto: Pedro Duarte

Intervenção artística questiona poderes da justiça e a quem ela serve
Uma intervenção artística do grupo Theatro Fúria acontece no próximo dia 29 de junho, sábado, no Leviana Bar, na Praça da Madioca, em Cuiabá. A entrada é gratuita e a apresentação, que questiona os poderes da justiça, começa às 22h.

Leia também:
Alunos da Cia Cena Onze apresentam “Baú Cuiabano” e “Villa Lobos in Memoriam” neste sábado

De acordo com a assessoria, intervenção urbana é uma intervenção no quotidiano de uma cidade. “Algo que existe para causar estranhamento, chamar a atenção e sugerir interpretações a respeito do que se faz na intervenção, geralmente com o intuito de provocar a reflexão aos frequentadores do espaço urbano. É uma maneira de fazer a cidade respirar, propondo uma ação, movimento ou manifestação num espaço onde geralmente as pessoas apenas repetem uma rotina”.

A pesquisa para esta intervenção começou em 2016, em um intercâmbio do Theatro Fúria com a Cia Aqueles Dois. Ela estreou no Revirado Cênico do Palco Giratório daquele mesmo ano, foi apresentada no Festival de Monólogos e Breves Cenas de Vilhena em 2017.

Desde então, a intervenção tem sido fonte para uma pesquisa e experimentações feitas pela companhia de teatro em parceria com o artista Caio Ribeiro (da Coma a Fronteira), que buscam investigar o arquétipo da justiça em suas mais variadas formas e culturas, considerando a relação com os privilégios que ela mesma oferece.

‘A Justiça Dos Poderes A Mim Conferidos’ tem como sinopse: “A todos os petulantes que há muito tempo têm rido toda a vez que da existência da Justiça têm ouvido destino este recado: Vamos fazer percebido os poderes da Justiça e a quem foram conferidos”.

A intervenção coloca em questão a figura da justiça, considerada indispensável em uma democracia. “Já se perguntou: qual a importância da justiça hoje em dia? A quem e a que serve esta figura feminina de olhos vendados que segura uma balança e uma espada?”, questiona a assessoria.

"A justiça tem muitas facetas, e na maioria delas é vista como um ser incorruptível, que tem o discernimento para conseguir fazer o melhor juízo das coisas. A questão é que o acesso à justiça está associado a um sistema gigantesco, marcado por pessoas, leis e burocracias. Todo esse sistema conseguiu fazer com que a justiça caminhe conforme caminham aqueles que conseguem se apropriar deste sistema. Quem controla a justiça?"

Serviço

 Intervenção Urbana / Performance AJustiçaDosPoderesAMimConferidos
Data: 29 de Junho
Local: Praça da Mandioca – Leviana Bar
Gratuito; Classificação Livre
Horário: 22h

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Marcio Oliveira
    24 Jun 2019 às 10:18

    É ISSO MESMO TEMOS QUE MANIFESTAR COM ARTE E CULTURA TODA ESSA FARSA!!!!! ARTE E CULTURA CONTRA TODA ESSA BARBARIDADE! JUÍZES SÃO COMO CORONÉIS! PRECISAMOS DE UM LIMPA NO JUDICIÁRIO, EXECUTIVO E LESGISLATIVO! NÃO VAMOS FICAR CALADOS, BRAVO A ATITUDE DOS ARTISTAS

  • João José de Alves Rodrigues
    22 Jun 2019 às 09:53

    Os Artistas acham que estão acima da Lei,são tão entendidos quanto aos Juízes, Promotores e Desembargadores mais esquecem que os poderes são independentes e que no Município existe legislações que serão cumpridas e se não houver anuência da legislação vigente em vigor que normaliza e regulamenta o uso do espaço público serão literalmente impedidos de realizarem tais manifestos que tirem o sossego de nós MORADORES que temos mais de 60 anos e somos considerados na melhor idade,fiquem atentos pois vou por a boca no trombone diante da Polícia Militar igual no Carnaval que demos bastante trabalho a baderna. Esse bar leviana aí deturba a PRAÇA DA MANDIOCA.

Redes Sociais

Sitevip Internet