Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

slam do capim xeroso

Batalha de poesia acontece no Beco do Candeeiro para escolher representante de etapa nacional

Foto: Reprodução / Youtube

Batalha de poesia acontece no Beco do Candeeiro para escolher representante de etapa nacional
A 5ª edição da batalha de poesia ‘Slam do Capim Xeroso’ acontece na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, a partir das 19h no Beco do Candeeiro. Serão realizados três rounds da batalha, de três poesias, de até três minutos. As inscrições são abertas para qualquer pessoa.

Leia também:
'Desapego coletivo' acontece neste domingo com shows, escambo, oficinas e mais

O Slam é uma batalha de poesia falada, em que o competidor tem que seguir algumas regras: só pode recitar poemas autorais, e no máximo em três minutos, sem nenhum auxílio de figurino, trilha sonora ou instrumento musical. Cinco jurados são escolhidos aleatoriamente da plateia, e eles escolhem as cinco melhores apresentações para irem para o segundo round. Depois, as três melhores vão para a final.

O ‘Slam do Capim Xeroso’ foi criado pelo carioca Guilherme Raeder, que vive em Cuiabá desde 2012. Ele conheceu a batalha quando estava em São Paulo, e quis trazer pra cá.

Em janeiro de 2017 foi realizada a primeira edição do ‘Slam do Capim Xeroso’, com 57 pessoas presentes. Na última do ano, este número quadriplicou, chegando a mais de 200 pessoas, tanto assistindo quanto competindo.

Nas últimas edições foram, geralmente, os mesmos poetas a competir, sendo que em sete das onze batalhas, quem venceu foi Ana Gabriela Santana Corrêa, a ‘Pacha Ana’. No final do ano de 2017, ela foi representar Mato Grosso na competição nacional, em São Paulo, e chegou até a semifinal. Em 2018, ela também chegou à final. Falando sobre candomblé – sua religião -, intolerância religiosa e racismo, ela ficou em quarto lugar, com 88,4 pontos. 

Agora, a batalha do Capim Xeroso tem por objetivo escolher seu representante de 2019.

Veja vídeo de uma das últimas edições:



Serviço

Slam do Capim Xeroso
Data: Sexta-feira, 14
Horário: 19h
Local: Praça do Beco do Candeeiro
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet