Olhar Conceito

Quinta-feira, 20 de junho de 2019

Notícias / Literatura

Lucinda Persona lança livro de poesia 'O passo do instante' no Sesc Arsenal

Da Redação - Isabela Mercuri

11 Jun 2019 - 08:21

Foto: Reprodução/Internet

Lucinda Persona lança livro de poesia 'O passo do instante' no Sesc Arsenal
O sétimo livro de poesia da imortal Lucinda Persona, ‘O passo do instante’, será lançado na próxima sexta-feira, dia 14 de junho, no Sesc Arsenal. A obra é uma das lançadas em comemoração aos 25 anos da editora Entrelinhas, tem capa ilustrada pela obra Pepalantus, desenho digital da artista plástica Regina Pena, que também ilustrou a capa do seu livro anterior, “Entre uma noite e outra”. A apresentação é do crítico literário Marcos Pasche, professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Raquel Naveira, escritora, crítica literária e professora universitária.

Leia também:
Luau tem roda de capoeira e lançamento de livro na Casa Cuiabana
 
“Passo é uma partícula de caminhada; instante, uma faísca de tempo. De um livro que em seu nome estampa esses termos, pode-se esperar a captação de lampejos existenciais. [...] Que por início, então, a jornada da leitura se inicie e desperte vigor e encantamento”, convida o crítico literário Marcos Pasche.
 
Lucinda abre o texto com uma dedicatória a seu filho Walter Gustavo “que em sua vida curta foi a própria encarnação do instante”, e logo em seguida coloca o questionamento: “Quem poderá deter o instante que não para de morrer?”, da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.
 
No livro, os poemas são apresentados em duas partes, “Sobrevivências” e “Celebrações”, e falam sobretudo sobre o tempo. “Sem perder contato com o simples, maximizando o mínimo e acercando-se cada vez mais dos elementos cotidianos, a poeta permeia o diário viver de todos nós, ora com rajadas de alegrias, ora com olímpicas tristezas. Nada fica de lado, nem o que foi luz, nem o que foi sombra”, diz a assessoria.
 
A autora fala das coisas que nos cercam, como paisagens (urbanas ou não), certas atmosferas, noturnos, memórias, amores, e também do fazer poético em si, citando que é fascinante entregar a palavra à poesia, mas ao mesmo tempo é um defrontar-se com difícil causa, algo que é dimensionado já nos primeiros versos.
 
Lucinda Nogueira Persona é poeta, escritora e membro da Academia Mato-Grossense de Letras. Nasceu em Arapongas, no Paraná, e mora em Cuiabá, onde estudou Biologia na Universidade Federal de Mato Grosso. Ela é mestre em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágios profissionais na Universidade do Chile, foi professora na UFMT e Unic, até se aposentar.
 
Dentre seus livros publicados estão Por imenso gosto (1995), premiado pela UBE em 1997, Ser cotidiano (1998), Sopa escaldante (2001), premiado pela UBE em 2002, Leito de acaso (2004), Tempo comum (2009) e Entre uma noite e outra (2014). Publicou na literatura infantil e integra várias antologias e colabora com jornais e revistas mato-grossenses escrevendo crônicas, contos e resenhas.
 
Veja alguns poemas do livro:
 

Só quem está vivo
vagueia pelas horas e pode atravessar
sem dar um passo sequer
a paisagem que vem de dentro.
............................................................
 
Há infinitos poentes
            e este tempo
impiedosamente curto
para existir e escrever
a cada instante
sobressaltos vários.
............................................................
 
 
ROSÁRIO
 
E temos nossas vidas
Nas proporções reais
(instantes poucos, ligeiros)
 
Algumas vezes para mais
Algumas vezes para menos
 
Vamos e voltamos
sobre os mesmos passos
como se não houvesse saída
no vaivém da rotina
 
Pelo rosário do tempo
o dia de um
no corpo do outro
também é passageiro.

Serviço

Lançamento: do livro de poesias O passo do instante, de Lucinda Persona.
Editora: Entrelinhas.
Valor do investimento: R$ 40 (no lançamento)
104 páginas; capa ilustrada pela artista plástica Regina Pena
Quando: 14 de junho (sexta-feira) de 2019, a partir das 19 horas.
Local: Sesc Arsenal (salão da Choperia) – Rua 13 de junho, s/n, Porto, Cuiabá-MT

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Elaine
    11 Jun 2019 às 11:38

    Muito bom, parabéns pelo seu belíssimo trabalho!

  • EDEGAR
    11 Jun 2019 às 09:26

    PARABENS, VALORIZANDO NOSSA TERRA.

Redes Sociais

Sitevip Internet