Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

com secel

Luau tem roda de capoeira e lançamento de livro na Casa Cuiabana

Foto: Reprodução/Ilustração

Luau tem roda de capoeira e lançamento de livro na Casa Cuiabana
Um luau, lançamento de livro e grande roda de capoeira acontecem no próximo dia 14 de junho, sexta-feira, na Casa Cuiabana. ‘Vivências da Capoeira’ começa às 19 horas e tem entrada gratuita.

Leia também:
Cuiabá recebe maior evento de capoeira do Centro-Oeste com 300 pessoas tocando berimbau

De acordo com a assessoria, o objetivo é reunir os mestres de capoeira citados no livro “Capoeira: da senzala à imaterialidade. As vivências dos mestres e a história da capoeira em Mato Grosso”, da historiadora e professora Adinéia Leme.

O livro é resultado da dissertação de mestrado e da tese de doutorado em Ciências da Educação da professora, e o primeiro a narrar a história da capoeira no Estado. Ele será  vendido e autografado pela professora durante a festa. 

O Secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec, também estará presente no evento para conversar com representantes e o Fórum de Capoeira de Mato Grosso, debatendo o papel da capoeira na história e na atualidade mato-grossense e ouvir as demandas do setor.

Para Joacelmo Borges, o mestre Biro, um dos representantes do Fórum de Capoeira, o bate-papo vai estreitar laços. “É a primeira vez que um secretário de Estado vai sentar para nos ouvir. Ninguém nunca nos ouviu. E nesse luau vamos poder falar sobre as necessidades e demandas de interesse da capoeira em Mato Grosso. Essa possibilidade de visibilidade e de escuta é uma conquista significativa para nós”, relata.
O Luau terá também apresentações que têm em comum a raiz africana, como o samba de roda e o maculelê (dança que simula a luta tribal usando como arma dois bastões), além das rodas de capoeira.

No último mês de maio, a Secel promoveu a palestra ‘Capoeira: da senzala à imaterialidade’, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.  A capacitação foi proferida pela autora do livro de mesmo nome, Adinéia da Silva Leme.

"Capoeira: da senzala à imaterialidade” faz uso das narrativas de memórias dos mestres de capoeira mato-grossenses: Mestre Edmundo, Mestre Eron, Mestre Sombra, Mestre Lindomar e Mestre Ray Kintê e os professores Biro, Coral e Veto.

Serviço

Luau “Vivências da Capoeira”
Data: 14 de junho, 19h.
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet