Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

entrada gratuita

Canto lírico francês é apresentado em espetáculo nesta quinta-feira

Foto: Da Assessoria

Edição do 'canto lírico inglês'

Edição do 'canto lírico inglês'

A quarta edição do evento ‘Canto Lírico’ acontece nesta quinta-feira (30), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir das 20h, com entrada gratuita. Desta vez, será apresentado um repertório de música de câmara francesa, com obras dos compositores Reynaldo Hahn, Gabriel Fauré, Claude Debussy, Henri Duparc e Francis Poulenc.

Leia também:
Concerto da Sinfonia do Novo Mundo acontece nesta quinta no Zulmira Canavarros

O evento é realizado pelo Departamento de Artes da Universidade, e o idealizador é o músico José Fortunato Fernandes. Nesta quinta (30), o show contará com a participação de professores, alunos e convidados da comunidade. As obras serão apresentadas pelos músicos José Fortunato (tenor), Gleicy Paniago (soprano) e pelo pianista Ângelo Santos, com histórias narradas por Zeca Lacerda e Lindi Mariani.  

"Os ensaios, a pesquisa, a divulgação, a projeção das traduções, a sonorização e a iluminação são fatores importantes na produção do evento e, assim, uma oportunidade para que os alunos se familiarizem com eles, pois infelizmente Cuiabá conta com pouquíssimos programas voltados ao canto lírico. No entanto, tem sido encantador recebermos, ao longo dos anos, um público de todas as idades, desde crianças a pessoas de idade mais avançada", explica Fortunato.

Segundo o idealizador, esta é uma oportunidade de proporcionar ao público o contato com a música erudita de forma gratuita, leve e didática – pois há uma breve explicação sobre cada música antes de sua apresentação –, e também uma oportunidade para alunos dos cursos de Música terem contato com a produção de uma apresentação musical.

O Canto Lírico Francês integra a Semana do Departamento de Artes da UFMT e tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade. "É importante ressaltar que o Departamento de Artes da UFMT tem se empenhado ano a ano em pesquisar repertório consagrado mundialmente, buscando difundi-lo em Cuiabá. Além disso, é muito gratificante perceber que desde o início do projeto contamos com um público expressivo em nossas apresentações, o que mostra que a cultura deve ser cada vez mais valorizada", conclui Fortunato.  

O projeto dá continuidade às edições apresentadas desde 2016, quando foi apresentado o Canto Lírico na versão italiana; em 2017, Canto Lírico Inglês; e 2018, o Canto Lírico Alemão. 
 
Serviço


Canto Lírico Francês
Data: Quinta-feira, 30/05/2019
Horário: 20h
Local: Teatro da UFMT
Entrada franca
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet