Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

tradição

Chá com festeiros inicia programação da 'Festa do Divino' que completa 190 anos em 2019

Foto: Marcos Vergueiro / Secom MT

Chá com festeiros inicia programação da 'Festa do Divino' que completa 190 anos em 2019
A tradicional ‘Festa do Senhor Divino’ acontece no próximo dia 9 de junho, mas nesta semana já começaram os preparativos. Na última segunda-feira (27), foi realizado na Residência dos Governadores o tradicional ‘Chá com Bolo’ dos festeiros, que contou com a presença de Mauro Mendes. Até o próximo dia 6 acontece também a visita da bandeira às casas das famílias.

Leia também:
Festa de Santuário terá procissão luminosa, jantar festivo e sorteio de prêmios

“Uma Festa que faz parte do DNA cultural do povo cuiabano. Agradeço e parabenizo a todos os festeiros e ao nosso povo, os verdadeiros responsáveis por manterem viva essa tradição tão bonita. É preciso que todos conheçam o quão importante essa festividade é para a história desta capital. E, este ano, com um significado ainda mais especial, já que Cuiabá acaba de completar 300 anos de história. Ao longo desses três séculos, muitas tradições e pessoas nos trouxeram orgulho de ser mato-grossense e esta festa é um dos motivos mais fortes. A Festa do Senhor Divino é muito mais que uma festa, é uma genuína manifestação da fé do nosso povo”, declarou o governador Mauro Mendes durante o chá.

No domingo (26), abrindo o calendário de comemorações, foi realizada uma missa e levantamento de mastro na igreja Matriz de Cuiabá, no final da tarde. A festa comemora 190 anos de existência em 2019.

Para a primeira-dama Virginia Mendes, que já foi imperatriz da Festa do Senhor Divino, foi um momento de celebrar as tradições, e de muita paz espiritual. “Eu me sinto abençoada em poder participar desse momento tão importante de fé e tradição. Eu sempre fico muito encantada, emocionada, com a alegria e a devoção no nosso povo nesta que é uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Estado. Percebo uma energia muito abençoada que envolve toda a festividade. Seja cuiabano ou não, é impossível não sentir a energia que emana das pessoas. Sinto muito orgulho”, declarou.

“É um prazer poder receber tanta gente na antiga Residência dos Governadores. É muito importante mantermos vivas as nossas tradições que tanto contribuem para a identidade do nosso povo. O Museu Residência dos Governadores está sempre de portas abertas para quem quiser disfrutar desse lugar histórico que também é um dos nossos grandes símbolos de tradição”, completou Paulo Traven, secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Para o Imperador da Festa do Senhor Divino 2019, Rodrigues Palma, esta é uma tradição que tem que ser mantida por muitos anos. “É uma bela tradição que hoje completa 190 anos de existência. Que o senhor divino nos mantenham com fé e que nós possamos transmitir para as próximas gerações, essa mesma fé e esperança de viver num mundo melhor, mais justo e abençoado. Que o Senhor Divino Espirito Santo possa nos guiar pelos caminhos certos de paz e prosperidade e que Mato Grosso seja um lugar cada dia melhor, mais alegre e próspero. E viva o Senhor Divino Espírito Santo ”.

Até o dia 09 de junho, a programação conta ainda com novena, missa solene, procissão e o Baile do Senhor Divino, que este ano ocorre no Cenarium Rural, com concerto da Orquestra CirandaMundo e shows do Pe. Alessandro Campos e da Banda Os Thomés.

Veja a programação completa:

Visita das Bandeira às famílias
27/05 a 06/06
07h30 e 13h30

Novena
27/05 a 06/06
Catedral Basílica de Cuiabá
(Após a missa das 18h30)

Baile do Senhor Divino
07/06
Às 21h
Local: Cenarium Rural

Missa Solene/ Procissão
09/06
Às 17h
(Encerramento da Festa/ Quermesse na Praça Alencastro às 19h)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet