Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

quintas-feiras

Grupo de apoio acolhe pessoas que perderam parentes e amigos para o suicídio

Foto: Reprodução/Internet

Grupo de apoio acolhe pessoas que perderam parentes e amigos para o suicídio
O Centro de Valorização da Vida (CVV) passa a realizar, nas noites de quinta-feira, os encontros de um grupo de apoio para familiares e amigos de pessoas que se suicidaram. O ‘CVV GASS’ é direcionado também àqueles que tentaram tirar a própria vida, e a intenção é fazer reflexões sobre questões emocionais.

Leia também:
Ampara realiza caminhada para chamar a atenção para adoção neste sábado
 
“Quem já viveu a experiência do suicídio de uma pessoa sabe do desamparo e do sofrimento que implica. O efeito é devastador. É como se o chão desabasse e, a partir daí, como em uma fila de peças de dominó, todas as outras esferas da vida vão também caindo. Mesmo o suicídio sendo um ato individual e solitário, pode ser considerado como o tipo de morte mais dolorida para as famílias lidarem”, afirma o CVV no site oficial.

O grupo de apoio surgiu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em 2013, e hoje está presente em postos de todo o país. “Quando ocorre [o suicídio], instala-se o silêncio, a família busca esconder a causa da morte e as pessoas em torno se calam. O pacto de silêncio gera exclusão social e aumento do sofrimento. Neste momento, a tendência é se recolher, se isolar, e reaprender devagarinho a viver. Mas essa solidão é também terrível, pois ocorre exatamente em um momento em que mais precisam falar dessa experiência difícil, em que precisam procurar dar um sentido à vida e saber”, completa.

CRC

Outro grupo de apoio disponível no CVV Cuiabá é o ‘Caminho de Renovação Contínua’ (CRC), que tem por objetivo ajudar na reflexão e troca de experiências a respeito de questões emocionais e comportamentais, sem julgamentos, direcionamentos ou viés religioso ou ideológico.

O CRC é aberto a todas as pessoas que têm desejo de autoconhecimento, e acontece também às quintas-feiras, às 19h30. “É um programa idealizado por voluntários do CVV, e tem por objetivo propiciar a um determinado grupo de pessoas, através da troca de experiências, a possibilidade de promover seu autoconhecimento, ou seja, proporcionar um encontro de cada participante do grupo consigo mesmo, e como consequência, uma vida mais plena”.

O CVV é uma instituição civil sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio gratuitamente em todo o território nacional há 57 anos. Desde sua fundação, a entidade é movida exclusivamente por voluntários devidamente selecionados e preparados para o atendimento.

O CVV atende todos os dias da semana, 24 horas por dia, pelo telefone 188, por e-mail, chat ou serviço voip com total sigilo e de forma gratuita. O CVV Cuiabá realiza ainda diversas ações presenciais através do Programa CVV Comunidade, que leva palestras de orientação, cursos e rodas de conversa para as comunidades, escolas e instituições.

Serviço

CVV GASS E CRC
Rua Comandante Costa, 296 – Centro
Reuniões todas as quintas-feiras às 19h30
Informações: cvvcomunidade.cuiaba@cvv.org.br
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet