Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Leandro Freire - Nutricionista

nutrição

Nutricionista dá dicas para comer de forma saudável no trabalho e ensina receitas

Foto: Reprodução

Nutricionista dá dicas para comer de forma saudável no trabalho e ensina receitas
A maioria dos brasileiros passa boa parte do dia no trabalho, entre 6 a 8 horas, e consome alimentos adquiridos no próprio local de trabalho e às vezes nem come.

Quase um terço de todos os trabalhadores brasileiros estão com sobrepeso e obesidade, o que tem um impacto gigantesco na estética, que implica em uma baixa autoestima, atingindo diretamente a saúde emocional, pois estamos vivendo um momento de muita exposição pelas mídias sociais. E o mais agravante não é a estética, e sim é a saúde desse indivíduo que pode obter doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, esteatose hepática entre outras doenças que podem levar à morte. Pesquisas mostraram que a obesidade contribui para maior absenteísmo, menor produtividade e maiores despesas de saúde para os empregadores e até mesmo para o próprio trabalhador.

Muitas vezes esse trabalhador, por vários motivos, abdica do café da manhã e isso acaba se tornando um hábito, que colabora para escolhas erradas posteriormente, onde na maioria das vezes termina em lanches rápidos como salgados, sucos industrializados, bolos, refrigerantes e biscoitos, tanto doces como os recheados, como os salgados.

A má alimentação piora quando se trabalha em grupo, onde várias vezes, principalmente nos horários intermediários, como no meio da tarde, tem se prática de fazer lanches em grupo.

Aí a bola de neve está feita: não tomou café da manhã, chegou no trabalho, sentiu fome, come o que tem, na maioria das vezes biscoito e café, aí chega com muita fome no almoço e come o trivial, arroz  feijão e carne em excesso, e muitos dos trabalhadores preferem optar pelo marmitex, onde se paga mais barato. Brinco muitas vezes chamando de marmitex surpresa, pois você nunca sabe o que vem, e o que vier você come e na maioria das vezes muito carboidrato simples e muita gordura.

Então com esse tipo de alimentação exagerada no almoço se muda muito metabolicamente, se dispara uma cascata de liberação de Insulina que muitas vezes deixa o trabalhador sonolento a tarde toda, mas isso é o de menos, pois insulina em excesso é um hormônio obesogênico, ele irá transportar a glicose em excesso ingerida para transformação em gordura. Posteriormente a esse pico de insulina, muitos têm o efeito rebote, uma hipoglicemia, sua glicose diminui e seu cérebro pede mais comida, e na maioria das vezes carboidrato, glicose, onde vem o lanchão da tarde, mais carboidrato simples e gordura.

Fazendo o mesmo mecanismo fisiológico de liberação de insulina, formação de gordura e hipoglicemia de rebote, que irá ser compensado no período noturno quando se chega em casa para o jantar, onde na maioria das vezes o trabalhador está com muita fome e exagera novamente, fora que também se come por prazer, por recompensa de um dia árduo de trabalho e o que menos tem é janta, comida de verdade, aí a imaginação é fértil, é comida congelada, industrializada, lanches, pizza, hambúrguer, comida japonesa, na maioria das vezes pedidas por aplicativo do celular.
 
Então para mudar isso e comer de forma saudável no trabalho algumas empresas têm lançado programas de bem-estar no local de trabalho e promovendo mudanças no estilo de vida dos funcionários, porém nem todo mundo tem essa sorte, então o que resta é tomar uma decisão e mudar.

O primeiro passo é entender que a alimentação sempre tem que ficar em primeiro plano, e isso implica diretamente em 2 coisas, CONHECIMENTO e ORGANIZAÇÃO. Conhecimento para saber o que realmente é saudável para fazer as melhores escolhas, e isso o nutricionista te ensina, e organização para levar para o trabalho sua alimentação ou fazer as melhores escolhas em lanchonetes e restaurantes ou em qualquer outro lugar.

Hoje em dia já temos muitas opções saudáveis no mercado nutricional, em lojas especializadas e até em supermercados, desde barrinhas de proteína, barrinhas de castanhas, iogurtes proteicos, sementes, frutas desidratadas, chips salgados, suplementos alimentares etc. Porém, como disse, conhecimento é a chave do sucesso, pois temos que ficar atentos aos ingredientes, temos que evitar aditivos químicos como adoçantes artificiais, corantes artificiais, aromatizantes artificiais e muitos outros aditivos nocivos à saúde. Infelizmente nem tudo que achamos ser saudável  realmente é, isso é normal na indústria de alimentos, como alguns produtos ditos integrais, sem Glúten, sem Lactose, sem isso e sem aquilo que são puro marketing atrativo.

Hoje tem também empresas que entregam marmitas, salgados, saladas e até sobremesas feitas de forma mais saudáveis, com menos gordura, menos açúcar simples, menos temperos industrializados, mais ricas em fibras e proteínas vitaminas e minerais.

Então para comer de forma mais saudável no trabalho é necessário uma mudança comportamental, pois sem saúde não há trabalho, então melhores escolhas têm que ser feitas diariamente, e assim deixar as guloseimas e prazeres momentâneos para ocasiões especiais.

E para ajudar aqueles que gostam de receitas, deixo essa para ajudar a rotina do dia a dia no trabalho.



CUPCAKE LOW CARB DE CHOCOLATE

2 ovos
1 medidor de WHEY PROTEIN
1 colher de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de farinha de Amêndoas ou Farinha de Linhaça
1 colher de chá de cacau em pó% ou Alfarroba
1 colher de café de fermento em pó
Adoce com Eritritol ,Xylitol ou Stévia  ( use sempre adoçantes naturais)
 
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes, bata em um liquidificador e coloque em forminha de silicone ou papel manteiga para Cupcake e asse em forno a 180 Graus por 20 minutos.
 
SALGADO PROTEICO
1\2 Xicara de Frango Moído ou Carne Moída
2 Colheres de Sopa de Farinha de Amêndoas ou Farinha de Aveia
1 Ovo
1 Colher de chá de Semente de Linhaça
1\2 Xicara de cenoura ralada ou Brócolis Picado
Cebola a gosto
Use temperos Naturais a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes, Faça Bolinho do tamanho que quiser e  asse em forno a 200 Graus por 20 a 30 minutos ou frite em fritadeira elétrica sem usar gordura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet