Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

DIA DO CHEF

Evento na AL homenageia profissionais da gastronomia e lança festival com degustação

Foto: Reprodução/Internet

Evento na AL homenageia profissionais da gastronomia e lança festival com degustação
Uma homenagem a profissionais e empresários da gastronomia, especialmente chefs de cozinha, acontece na noite desta segunda-feira (13) – dia do Chef de Cozinha – no no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, a partir das 19h. Em uma sessão especial, haverá moções de aplausos, exposição culinária e lançamento do evento ‘Brasil Sabor’, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A entrada é gratuita e aberta ao público.

Leia também:
Rede de Hotéis Mato Grosso tem pratos regionais no cardápio de dia das mães

De acordo com a assessoria da AL, a comemoração foi solicitada por Janaina Riva (MDB) e Wilson Santos (PSDB). Cerca de 100 chefes e estabelecimentos gastronômicos serão homenageados na ocasião. As indicações foram feitas com o auxílio dos consultores João Carlos Caldeira e Fernando Mack. Além de restaurantes renomados, também foram considerados locais populares para as homenagens.

Fabio Cruz, coordenador do evento, explica que o principal objetivo é enaltecer a gastronomia de Mato Grosso e os profissionais. Além disso, foram convidados quatro chefes que atuam fora de Cuiabá, e que vão gravar receitas regionais para divulgar em suas redes sociais.

Marcio Moreira, Adérito Alves e Alex Ferreira são integrantes da Caçarola dos Chefs e vêm do Rio de Janeiro. No currículo, possuem prêmios e experiências em programas como o Mais Você. “Eles vão trocar experiências com outros chefes e produzir conteúdos”, explica Fabio. Junto a eles também estará o chefe Moraes Júnior. Formado em gastronomia em Milão, ele voltou a morar em Cuiabá após ficar mais de dez anos entre Portugal, Itália e França.

Para encerrar a noite, a Abrasel lançará o evento Brasil Sabor, que começa no próximo dia 16. Os pratos do festival, no entanto, já serão apresentados durante o evento, e o público poderá experimentá-los gratuitamente.

O presidente da seccional Mato Grosso da Abrasel, Fernando Medeiros, ressalta que objetivo do Brasil Sabor também é de valorizar a gastronomia do estado, assim como a sessão especial. “Visa promover a gastronomia regional, valorizando ingredientes locais e também a inovação, porque os chefes criam novas receitas”, explica.

De acordo com a Abrasel, o setor de alimentação fora de casa gera cerca de 450 milhões de reais de faturamento para o estado por mês e emprega aproximadamente 70 mil pessoas em Mato Grosso.  

Serviço

Sessão especial com objetivo de homenagear os chefes de cozinha, empresários donos de restaurantes e representantes da classe gastronômica do estado de Mato Grosso
Data: 13 de maio (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (Assembleia Legislativa)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet