Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

modos de ver

Mostra fotográfica traz imagens registradas por indígenas Xavante

Foto: Rosa Gauditano / Itaú Cultural

Mostra fotográfica traz imagens registradas por indígenas Xavante
A mostra fotográfica ‘Modos de Ver’, que começa nesta quarta-feira (8), no Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus do Araguaia, traz uma série de fotografias tiradas pelos próprios indígenas Xavante.

Leia também:
Fotógrafo restaura Kombi e a transforma em cabine que imprime imagens em eventos

A mostra acontece entre dia 8 e 17 de maio, e fica aberta ao público às terças, quintas e sextas-feiras, das 08h30 às 11h30, retornando à exibição das 13h às 17h. Excepcionalmente no dia 08 (quarta-feira), o museu abriu das 08h às 12h.

“Isso permite que o olhar deles sobre o mundo nos apresente como eles enxergam a realidade”, afirmou diretora do museu, Márcia Pascotto. Segundo ela, o MuHNA retrata a história e a cultura do Araguaia e, “nada mais justo do que trazer uma mostra sobre os primeiros habitantes da região”, completou.

A exposição faz parte da programação da pela I Semana de Ciência e Tecnologia do Araguaia, com o tema Ciência para redução das desigualdades. Para Marcia, a exposição tem como principal diferencial o fato das fotografias serem registradas pelos próprios índios, em seu espaço habitual e sem a intervenção de terceiros. 

Além da exposição, a partir do dia 13 de maio, alunos de escolas de ensino fundamental e médio também poderão participar de rodas de debates com diversos convidados sobre o tema.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet