Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Música

com a corda toda

Maior violinista brasileiro da atualidade, de 13 anos, toca nesta quarta na UFMT

Foto: Reprodução

Maior violinista brasileiro da atualidade, de 13 anos, toca nesta quarta na UFMT
Considerado um dos maiores violinistas brasileiros da atualidade com apenas 13 anos, Guido Sant’Anna se apresenta na noite desta quarta-feira (17) junto ao projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso “UFMT Com a Corda Toda”, no Teatro Universitário. A distribuição de ingressos começa às 18h30, e está sujeita à lotação do espaço.

Leia também:
Encontro traz mestres da clarineta, professores e artistas a Cuiabá

“Guido Sant´Anna é super conhecido pelos violinistas brasileiros, afinal ele foi o primeiro sul-americano a ser selecionado para participar da competição de violino Menuhin Competition em Genebra, na Suíça, no ano passado, uma das mais importantes e concorridas competições de violino do mundo”, afirma a coordenadora do projeto, professora Rubia Naspolini Yatsugafu. 

“Violinistas de todo o país acompanharam o desenvolvimento de Guido Sant’Anna no concurso e torceram por ele. Dentre mais de 300 concorrentes de altíssimo nível, ele foi um dos finalistas e conquistou a sexta colocação na competição, algo fenomenal para ele e para a história do violino no Brasil”, completa o coordenador do UFMT Com a Corda Toda, professor Oliver Yatsugafu.

“Além disso, Guido participa, desde 2018, do Perlman Music Program, algo sonhado por tantos violinistas. Ele é jovem e têm vivências e experiências maravilhosas. Tem muito a nos ensinar”, acrescenta a docente.

Segundo Rubia, a ideia de convidar o violinista surgiu em um café da manhã. O contato foi feito com o pai do jovem violinista, que foi receptivo à ideia. “Mantivemos em segredo o nome do solista do concerto de 17 de abril por algumas semanas. Durante o churrasco de confraternização de início do ano, revelamos a identidade do solista misterioso e tenho a impressão de que quase matamos alguns dos guris do coração”, recorda.

O concerto da noite desta quarta, além de Guido, contará com uma orquestra de cordas, composta por violinos, violas e violoncelos, além do violoncelista David Gardner, docente da Universidade Federal de Goiás (UFG). O repertório tem canções de A. Arensky, Piotr Ilitch Tchaikovsky, J. Haydn e B. Britten.

Tanto esta apresentação, como a anterior, “Viva Cuiabá”, e a próxima, do duo Yatsugafu-Ballousier, que será realizada em 30 de abril, promovem uma ideia em comum, denominada Abril pela paz, um pequeno gesto para grandes reflexões.

“Gostaríamos de contribuir para construirmos uma sociedade pacífica. Por este motivo, pensamos em provocar as pessoas para refletirem sobre a violência que assistimos e convivemos cotidianamente em nosso país”, finaliza a coordenadora do projeto.

A apresentação é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), UMFT Com a Corda Toda e do Departamento de Artes da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet