Olhar Conceito

Sexta-feira, 24 de maio de 2019

Notícias / Cuiabá 300 anos

Novo parque de Cuiabá tem árvores frutíferas, espaço para Pets e chafariz interativo

Da Redação - Thaís Fávaro

17 Abr 2019 - 08:24

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Novo parque de Cuiabá tem árvores frutíferas, espaço para Pets e chafariz interativo
Inaugurado no último sábado (13), o Parque da Família, localizado na Avenida Vereador Juliano da Costa Marques, no bairro Bela Vista, em Cuiabá, reúne diversas opções de lazer para a população, como um parque para os cães, playground para as crianças, academia ao ar livre, pista de caminhada, sala das memórias, lago para contemplação, árvores frutíferas, área verde e um chafariz interativo liberado para banho. O parque faz parte das obras entregues em comemoração aos 300 anos da capital e possui área de aproximadamente 32.000 m². Ele funciona das 5h às 23h, todos os dias da semana.

Leia mais
Parques urbanos são refúgio para cuiabanos se reconectarem com a “Cidade Verde”
 
O novo espaço foi construído pela Prefeitura de Cuiabá, seguindo o conceito de democratização do acesso ao lazer, da inclusão e da integração social. A obra contou com um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, sendo R$ 1,8 milhão aplicados pelo Pantanal Shopping e o restante pelo Município.



O monitor do parque, Geraldo Aires Lima, explica que atuava no Parque das Águas e há cerca de 40 dias foi transferido para monitorar o Parque da Família. Para ele foi a melhor mudança que poderia ter ocorrido, porque o parque é tranquilo e a população carente da região ficou muito feliz com a entrega. Apesar do pouco tempo de funcionamento, o parque tem tudo para ser um local tranquilo e agradável para todas as idades, comemora. 



Uma equipe de segurança realiza rondas no local para evitar assaltos e outras ocorrências, inclusive durante a madrugada, com o parque fechado. “O parque das Águas é muito bom, mas ele é mais voltado para quem quer praticar atividade física, esse aqui é como o próprio nome diz, Parque da Família, tem uma área boa para fazer piquenique, para sentar com os filhos e passar uma tarde, para um descanso porque é seguro”, conclui.



O parque beneficia principalmente os moradores dos bairros Bela Vista, Canjica, Terra Nova, Dom Bosco, São Roque e comunidades vizinhas. Uma “calçada da fama” foi criada como forma de homenagear pelo menos 900 famílias que, ao longo dos 300 anos, ajudaram na construção da história da capital mato-grossense. No sábado, foram condecoradas as primeiras 50 famílias e, a cada 15 dias, serão feitos sorteios também de 50 em 50, para escolher os nomes dos homenageados.


 
Uma das maiores atrações do parque, o chafariz é ligado durante o período da manhã, até as 11h e a tarde, com início às 16h, onde segue em funcionamento até às 23h. O entretenimento permite interação dos visitantes, principalmente das crianças. “Depois das 18h as luzes são ligadas e fica lindo, todo iluminado, acho até que as crianças vêm para o parque por causa do chafariz e não pelos brinquedos”, se diverte.



Geraldo ainda explica que alguns ajustes ainda estão sendo feitos para atender melhor a população, como a entrega dos banheiros e bebedouros, que está prevista para apenas para o mês de julho. “os banheiros e bebedouros foram prometidos para serem entregues daqui há 90 dias, não sei exatamente porque não foi entregue junto com a obra, mas o prefeito garantiu essa entrega no dia da inauguração, assim como o campo de futebol, que será entregue no mês de maio”, afirma.


 
Moradora do bairro, a dona de casa Cristiane Côrrea, de 25 anos, conta a alegria de poder receber um parque desse porte. “Fiquei muito feliz, da minha casa até aqui é só atravessar a rua. A gente sentia falta de um local assim porque o Tia Nair e o Parque das Águas são muito longe. Tenho um filho de dois anos e uma menina de seis, eles adoraram o parque, venho com eles todos os dias desde a inauguração”, completa.


 
Os vendedores ambulantes possuem uma área equivalente a quatro vagas de estacionamento, que foram liberadas, mediante autorização, pelo monitor do parque para que eles possam comercializar seus produtos para os visitantes do local, sem que haja uma aglomeração ou confusão entre eles.


 
O zelador do parque, Everton Rocha, contou que começou a trabalhar no parque na terça-feira (16) e que está muito feliz com a oportunidade. “Eu era lotado lá do Parque das Águas, quando me falaram que eu viria pra cá fiquei muito feliz, dei glória a Deus porque vi que aqui é muito melhor”, afirma enquanto recolhe os galhos que caíram do pé de acerola.
 


A obra foi coordenada pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Também tiveram participações as pastas de Planejamento, dos 300 Anos, e de Obras Públicas, que foi a responsável pelo trabalho de recuperação das vias de acesso. Outro importante ponto é que, somando todas as etapas, a construção do Parque da Família contou com o empenho de mais de 100 trabalhadores, fomentando a geração de emprego.

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • moreira
    18 Abr 2019 às 07:56

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • PAULA YANNE CACHO DE SOUZA
    17 Abr 2019 às 12:25

    PODE TOMAR UMA BREJA DE BAIXO DAS ARVORES?

  • Marcelo
    17 Abr 2019 às 11:31

    Pão e Circo.

  • leidy helena
    17 Abr 2019 às 10:59

    quero saber quando o parque para a população do porto e adjacências vai sair (parque do bode) próximo da feira do porto.

  • Constância Campos
    17 Abr 2019 às 10:51

    Não entendi porq todos os melhores parques na mesma região, nós que moramos no Tijuca, Parque Cuiabá e região não te temoos que andar longe

  • Alessandre
    17 Abr 2019 às 09:49

    Vale ressaltar que as arvores frutíferas que lá estão, foram plantadas ja a alguns anos pelos próprios moradores das proximidades, como a empresária do ramo de alguéis, dona Leni Pereira, o que contribuiu muito para o embelezamento do local!!

  • Melina
    17 Abr 2019 às 09:36

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Marlene Melania de Moraes
    17 Abr 2019 às 09:16

    Parabéns à todos os segmentos envolvidos bem como o poder municipal pela criação deste espaço de muita importância aos cuiabanos, espero que seja criados em outros bairros pois é de suma importância qualidade de vida à população carente que não dispõe de recursos para frequentar ambientes que lhes propiciam lazer, principalmente idosos e crianças de baixa renda. Parabéns mais uma vez pois é para isso que elegemos nossos representantes para nos apresentar resultados positivo .

  • Antonio Melo
    17 Abr 2019 às 09:08

    PARABÉNS AO PREFEITO EMANUEL PINHEIRO..............FALTA SÓ UNS QUIOSQUE DE ALVENARIA COM UMA MESINHA PARA FICAR 1000 POR CENTO......

  • Prof. Orlando
    17 Abr 2019 às 09:01

    Parabéns!!! Só faltou wi-fi grátis...

Redes Sociais

Sitevip Internet