Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

roteiro de cafeterias

Domingo é o Dia Mundial do Café: Veja onde comemorar a data em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Domingo é o Dia Mundial do Café: Veja onde comemorar a data em Cuiabá
No próximo domingo (14) é comemorado o ‘Dia Mundial do Café’. A data não é oficializada, e também não existe um registro que conte sua origem. No entanto, o Olhar Conceito aproveitou para fazer um roteiro cuiabano de onde encontrar a bebida em diferentes formas.

Leia também:
Participante do MasterChef monta cardápio de nova Steakhouse de Cuiabá

No Brasil, o ‘Dia Nacional do Café’ é comemorado em 24 de maio. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos.

Confira o roteiro:

Pao de queijo café



Na Avenida General Mello, as letras garrafais de uma parede azul e o neon da vitrine anunciam um par perfeito: pão de queijo e café. A cafeteria abre às 6h para atender os que acordam cedo, e fecha às 19h para os que têm uma longa noite pela frente. Localizada no centro, o “Pão de Queijo Café” atende a todos que buscam na contemplação da bebida um momento de aconchego e descontração.

Fo cafezinho expresso ao cappuccino, os grãos utilizados são os melhores selecionados, segundo os proprietários. Além da máquina profissional, cada xícara ou taça leva um toque único do barista. O ‘chocolife’ é o sucesso da casa, que leva chocolate e chantilly. O cappuccino também tem um diferencial: a borda de nutella. Ali, para acompanhar o café, sempre tem um pão de queijo quentinho.

Endereço: Av. Gen. Mello, 115, Cuiabá-MT
Telefone: (65) 3056-1421
Funcionamento: Segunda a sexta das 6h20 às 19h; Sábados das 6h20 às 12h
 
Amado Grão



Um oásis em meio ao caos da cidade. É neste lugar que o cliente se sente quando entra no Amado Grão, cafeteria inaugurada no final de 2018 em Cuiabá. Com decoração rústica, música ambiente e detalhes vintage, o espaço é um refúgio para os apreciadores do café - e também para os que querem só fazer companhia - e oferece aos clientes produtos especiais, preparados com carinho da terra à mesa.

Todo o cardápio do Amado Grão foi pensado para os amantes de café. São utilizados somente cafés especiais, do norte do Paraná, de Minas Gerais, da Chapada Diamantina, na Bahia, e do Espírito Santo. Todos são torrados e moídos no próprio Amado Grão, tanto para a preparação dos cafés filtrados, quanto para o expresso e para os cafés gelados. Estão disponíveis diferentes métodos de filtragem.

Rua Sírio Libanesa, 197 – Bairro Popular 
Funcionamento: De segunda a quarta-feira das 14h às 19h / De quinta a sábado das 14h às 20h
 
Roots Açaí Café



A Roots Açaí Café nasceu da vontade de um empreendedor de trazer algo diferente a Mato Grosso. Com a primeira loja no aeroporto Marechal Rondon e a segunda dentro do shopping Estação Cuiabá, a marca uniu características da segunda onda das cafetrias, como o grande mix de produtos e a diferenciação de loja, com facilidade de compra e conforto, e características da terceira onda, como a qualidade. Para isso, fez questão de trazer uma máquina de expresso da Itália, e um blend de grãos produzidos na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, com notas acima de 8,3 – considerados cafés especiais.

Além do ‘básico’ – ou seja, o café – a Roots também quis trazer um pouco do que é famoso em cada país.

A Roots do aeroporto funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, dentro do aeroporto Marechal Rondon, e a do Shopping Estação Cuiabá também diariamente, das 10h às 22h.
 
Alencastro Restaurante & Café



Localizado no ‘centrão’ de Cuiabá, o ‘Alencastro’ funciona, no horário de almoço, como um restaurante. Em outras partes do dia, no entanto, oferece cafés diferenciados, além de doces e salgados.

Dentre os produtos estão desde capuccino com chantilly até frappés e ‘sodas italianas’. Os sabores das sodas foram inventados por eles, e dentre eles está, é claro, a ‘soda cuiabana’.

Restaurante Alencastro
Endereço: Rua Pedro Celestino, número 55, Centro
Aberto de Segunda a Sexta das 7h às 18h; Sábado das 07h30 ás 14h
 
Mió de Minas



O ‘Mió de Minas’ é uma cafeteria, queijaria e pão-de-queijaria. Sua proprietária, é claro, é mineira, e os pães de queijo recheados são o ‘carro-chefe’. Para a cafeteria, ela fez questão de trazer um café que é produzido no sul de Minas.

É utilizado um grão arábico, e o material da cafeteria também veio de Minas Gerais. Dentre as bebidas especiais estão, por exemplo, o ‘Mió de Minas’, que é batido com sorvete de creme, o ‘Mineirinho’, com paçoca, e o ‘Café bombom’, que tem amarula na receita.

Avenida Mato Grosso, 270 - Centro Norte
Telefone: (65) 3055-1493
Funcionamento: Segunda a sábado, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 18h30
 
Estação do Café

De uma família tradicional de padeiros, a ‘Estação do Café’ foi inaugurada recentemente no bairro do CPA. No cardápio estão desde os quitutes tradicionais de padarias, até os mais elaborados, como capuccino frozen, café gelado de nutella, oreo, doce de leite com paçoca e ovomaltine.

Endereço: Av Brasil, 430 – CPA 2
Matriz: Rua 8, quadra 14, número 25 – CPA 3, setor 5 (Final da feira do CPA 3)
Horário de funcionamento: das 5h30 às 21h30 de segunda a sábado; Domingos e feriados: das 5h30 às 12h
 
Farelaria



Para os que gostam de aproveitar os diferentes sabores, mas querem evitar açúcares, glúten e lactose, uma opção é a ‘Farelaria’, que em setembro de 2018 abriu um novo espaço, mais aconchegante, onde os clientes podem se sentar e aproveitar as delícias.

O carro-chefe da casa é a coxinha, feira com massa de mandioca, empanada na farinha de mandioca, e assada. Além da coxinha, os bolos também fazem muito sucesso, assim como saladas prontas para levar ou comer no local, sucos (rosa com maçã, beterraba, laranja, canela e limão; verde detox com couve, abacaxi, gengibre, limão e laranja natural), além de algumas opções veganas, como o capuccino e, é claro, os cafés.

A loja funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h, e também faz delivery para toda Cuiabá e Várzea Grande.

Endereço: Av. Presidente Marques 734, Cuiabá
Informações e pedidos: (65) 98137-1381 / (65) 3027-4177
 
Café lá em casa



Aconchegante e ‘bem cuiabano’, o ‘Café Lá em Casa’ funciona somente aos domingos e feriados pela manhã. O cardápio tem de tudo. As bebidas são fixas, com café, capuccino, achocolatado e chá, mas as opções de bolos e pratos quentes mudam a cada semana.

Pode ser bolo de arroz, de chocolate, cenoura, coco, laranja com calda e outros, bolo de queijo, pão francês com frios, molho de salsicha, e sempre dois pratos quentes, como por exemplo, arroz com carne seca. Tudo pode ser consumido à vontade por R$24. Somente o suco de laranja e o refrigerante são vendidos à parte.

Domingos e feriados - das 7h30 às 11h30
Encomendas: De terça a sábado
Endereço: Rua Joaquim Murtinho, 1888 (fundos da Procont Contabilidade)
Telefone: (65) 3025-4287 / (65) 998139-7825

Cuiabaneria



A ‘caçula’ dentre as cafeterias abriu as portas em março deste ano. A ‘cuiabaneria’ tem receitas com misturas inusitadas, como croissant com recheio de mojica de pintado (purê de mandioca com pintado e o tempero da mojica), e o bolo de arroz cuiabano, mas salgado ao invés de doce, e recheado com carne seca e tomate.

Dentre as bebidas, as principais são o café gelado (café batido com gelo, chantilly, brigadeiro na borda e uma barrinha de chocolate belga) e o capuccino (gelado, com sorvete de creme, chantilly e brigadeiro).

Endereço: Rua Comandante Costa, 381
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 16h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet