Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

cultura e economia

Documentário que conta a história de Santo Antônio do Leverger é lançado nesta sexta

Foto: Da Assessoria

Documentário que conta a história de Santo Antônio do Leverger é lançado nesta sexta
Um documentário sobre o município de Santo Antônio do Leverger será lançado nesta sexta-feira (12), às 18h30, na Praça do Artesão, localizada no centro da cidade. O lançamento faz parte do projeto ‘Sesc na Estrada’ e o filme é uma produção da Terra do Sol Filmes e do Sesc Mato Grosso.

Leia também:
Sessão 'Realizadores de MT' traz obras de Luiz Marchetti ao Cine Teatro nesta terça

Com quarenta minutos de duração, ‘Santo Antônio: Do Rio Abaixo à Leverger’ mostra o valor da cidade para a formação cultural, econômica, social e política de Mato Grosso, focando em suas manifestações culturais, sua origem e sua história.
 
A direção e o roteiro são de Leonardo Sant’Ana, e o filme utiliza registros documentais, ilustrações e entrevistas para remontar toda a história de Santo Antônio, desde os seus tempos primórdios, antes mesmo do município receber este nome. Durante toda a obra é possível identificar um personagem muito importante para a história que, apesar de não ter voz, é apresentado pelos outros: o rio.

Foram entrevistados nove moradores da cidade, além de dois pesquisadores e uma professora de história. “Quando se vai fazer um documentário sobre cidade, nada melhor que as pessoas da cidade”, pontua Leonardo. Segundo o diretor, a abordagem se dá “através das memórias de seus moradores e, obviamente, com o subsídio de pesquisa”.

Segundo o diretor, o filme precisou seguir o ritmo da cidade. E ele só percebeu isso após o primeiro corte do material bruto, que foi filmado durante dez dias. “A cidade tem um ritmo peculiar. É o tempo de uma cidade de interior, onde todo mundo se conhece. É o tempo da pesca. Ela tem essa dinâmica da paciência, da calma, da perseverança, da tradição”.

Durante os dez dias de gravação, a equipe pode presenciar algumas manifestações culturais, como um grupo de cururueiros que se manifestaram ‘sem ensaios’. “Não tinha um grupo de cururu apresentando. Eram vários devotos de Santo Antônio tocando a viola e fazendo o cururu ali mesmo. Isso é de um valor incalculável”, conta o diretor. Além da festa do santo padroeiro da cidade, o município se destaca pelo Boi-à-Serra (manifestação cultural popular que faz parte dos festejos de N. Sra. De Conceição), e pelo carnaval.

O documentário mostra, também, as diversas histórias sobre a origem da cidade. Uma dessas lendas é narrada logo no início do filme, com o auxílio do artista plástico Ric Milk. Ela diz que, na época, a região - onde hoje se situa a cidade - fazia parte das rotas das monções, e por ali passavam os barcos para abastecer as minas na Vila de Cuiabá. Numa dessas viagens, estavam levando a imagem de Santo Antônio para a futura capital de Mato Grosso. No entanto, por ocasião do destino, a embarcação encalhou em uma das praias pelo caminho, exatamente onde viria a ser fundada Santo Antônio, e daí uma das possíveis razões para o nome da cidade, pois “o santo não queria sair dali”.

Em relação à história e economia, o filme aborda o ciclo do açúcar, também conhecido como ‘ciclo da cana’, quando se instalaram oito usinas no município e, como consequência, surgiram os chamados ‘coronéis do açúcar’, grandes latifundiários que detinham o poder econômico e político da região, cujo principal expoente é o ex-governador Antônio Paes de Barros, popularmente conhecido como Totó Paes.

O filme contou, ainda, com a realização em parceria com a Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (AMISCIM), Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Governo do Estado de Mato Grosso.

Serviço

Lançamento do documentário “Santo Antônio: Do Rio Abaixo à Leverger”
Onde: Praça do Artesão, localizada no centro de Santo Antônio do Leverger
Quando: 18h30 desta sexta (12.04)
Entrada: Gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet