Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

setasc

Simpósio de gênero terá mesas sobre transfeminismo, envelhecimento e agressão contra mulher

Foto: Reprodução

Simpósio de gênero terá mesas sobre transfeminismo, envelhecimento e agressão contra mulher
A segunda edição do ‘Simpósio de Gênero e Feminismos’ realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) acontece na próxima quinta-feira, dia 28 de março, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), durante todo o dia. A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrições AQUI

Leia também:
Segundo Simpósio de Dislexia traz profissionais para discutir o distúrbio em Cuiabá

De acordo com a assessoria, o evento integra a nova diretriz da Setasc, que agora também administra a pasta de Direitos humanos. “O Centro de Referência em Direitos Humanos de Cuiabá tem como uma de suas prerrogativas de trabalho o atendimento às populações vulneráveis que sofrem violações de direitos. Desta forma, o II Simpósio de Gênero e Feminismos visa fomentar a educação em Direitos Humanos, criando discussões, incluindo o meio acadêmico, que possam contribuir com a defesa e proteção dos Direitos Humanos, dentro da perspectiva das políticas públicas destinadas às populações minoritárias e vulneráveis”, explica a titular da pasta, Rosamaria Carvalho. 

Programação

O evento começa às 8h, com a mesa de diálogo “Des(construindo) Gênero, Corpo e Sexualidade”. A mesa abordará a discriminação de gênero, estereótipos, identificação e orientação sexual, com a jornalista e ativista, Priscilla Mendes, e a artista transexual, Luísa Lamar como palestrantes.

Logo em seguida, às 10h, a nova mesa terá como tema “Machismo Institucional e a Luta dos Feminismos no Brasil”, e a professora da UFMT e doutora em Serviço Social, Lélica Elis Pereira, e a pós-doutora em Educação, Ana Luísa Alves como palestrantes. A discussão vai abordar a construção histórico-social do machismo institucional e a luta das mulheres pela autonomia de seus corpos, feminismo negro e os espaços de atuações, feminismo lésbico e transfeminismo.

No período vespertino, a partir das 14h, Lidiane Patrícia Ferreira e Silva Leite, assistente social da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, falará sobre “Envelhecimento ativo: terceira idade e sua relação com o feminismo”, discorrendo sobre o envelhecimento e trabalho, tecnologia, sociedade e direitos.

Por fim, às 16h, Vera Lúcia Bertoline, professora aposentada Departamento de Serviço Social da UFMT e integrante do Núcleo Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania (NIEVCi), falará sobre “O outro lado do paraíso: o agressor em evidência na dinâmica do ciclo de violência contra a mulher”. Na palestra, ela abordará o trabalho realizado com homens que cometeram crimes contra mulheres na perspectiva do rompimento do ciclo de violência.

Ao final de cada palestra haverá um tempo para debate com os participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3624-4730 ou e-mail: centrodereferenciadh@sejudh.mt.gov.br.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet