Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

esgotado há dez anos

Em homenagem aos 300 anos, historiador relança livro sobre Cuiabá colonial nesta terça

Foto: Divulgação

Otavio Canavarros

Otavio Canavarros

O historiador Otavio Canavarros relança, por meio da Entrelinhas Editora, o livro “O poder metropolitano em Cuiabá (1727-1752)”, nesta terça-feira (19), na choperia do Sesc Arsenal, a partir das 18h30. O lançamento também faz parte das comemorações dos 25 anos da editora.

Leia também:
Projeto traz artistas nacionais para lerem para crianças em Cuiabá

A obra foi publicada originalmente em 2004, pela Editora da UFMT, depois de seu conteúdo ter sido defendido como tese acadêmica na USP. O autor é formado em história pela antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e fez mestrado e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) nos anos de 1972 e 1998, respectivamente. Também realizou diversos cursos na École des Hautes Études em Sciences Sociales (Sorbonne) e na Université de Paris (Nanterre), em 1972 e 1974.

Dentre suas publicações estão, também, uma coletânea de Documentos Raros do Período Colonial (1727-1746), em quatro volumes, uma coedição da Entrelinhas com a EdUFMT, em 2007, e a Coleção de Documentos Raros: Notariado e Legislação de Mato Grosso no Período Colonial (1728-1744) pela EdUFMT em 2009. Atualmente, ele é professor-associado e aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde integrou o corpo docente do Programa de Pós-graduação, mestrado em História, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
 
“O poder metropolitano em Cuiabá” estava esgotado há dez anos. A nova edição é ilustrada com detalhes de antigos mapas espanhóis, portugueses, holandeses, e inglês, alguns inéditos na divulgação de estudos e da produção acadêmica atual.
 
“Na construção da nossa narrativa histórica, destacamos como objetos principais de investigação a questão da conquista e ocupação das imensas porções de terra que hoje constituem o Centro Oeste do Brasil. Conquista em sentido duplo, arrancadas dos súditos de Castela e de numerosos povos indígenas. Para tal, tivemos que trabalhar com alguns conceitos e recortes cronológicos, dentre os quais, os de “poder metropolitano” e “extremo oeste”, configuramos como os mais importantes. O conceito de poder metropolitano, por exemplo, significa no contexto, o próprio Portugal, simbólica e efetivamente, como coroa, súditos e representantes diversos com as instituições respectivas. Poderíamos dizer, em outras palavras, que se tratava da projeção do poder real, num regime caracterizado como absolutista, nos quadros do Antigo Regime. Quanto aos recortes referidos acima, privilegiamos os anos de 1727 e 1752, como balizas cronológicas maiores da narrativa, referentes às fundações das vilas de Cuiabá e Vila Bela da Santíssima Trindade”, explica o autor.

Para concluir a tese, Canavarros fez um significativo trabalho de prospecção e transcrição de documentos manuscritos e microfilmados, procedentes do Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa. Foram mais de duzentos e cinquenta deles, de difícil e morosa leitura. A tese apresentou fundamentos arquivísticos inéditos.
 
Para Maria de Fátima Costa, que escreveu a apresentação do livro, “Trata-se de um bem fundamentado estudo sobre os primeiros trinta anos da presença luso-brasileira nas terras hoje mato-grossenses” e “Trata-se, sem dúvida, de um magnífico estudo. Sua publicação em 2004 abriu veredas e possibilitou novas reflexões, não apenas sobre a estruturação do poder metropolitano em Cuiabá, mas, além disso, como disse à época, tratava-se de uma obra que estava – e continua estando – destinada a ser referência fundamental às discussões sobre a história dessa região”.
 
Serviço

Lançamento do livro “O poder metropolitano em Cuiabá (1727-1752)”
Autor: Otávio Canavarros
Editora: Entrelinhas
Local: Choperia do Sesc Arsenal, das 18h30 as 21 horas
Data: dia 19 de março de 2019
Valor do investimento: R$ 50,00 (no lançamento)
Valor de capa: R$ 69,90 (nas livrarias)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet