Olhar Conceito

Sexta-feira, 24 de maio de 2019

Notícias / Música

Após mudança de nome, ‘Grito Festival’ tem inscrições abertas para bandas de diversos estilos

Da Redação - Isabela Mercuri

14 Mar 2019 - 17:11

Foto: Reprodução / Facebook

Foto da edição de 2018

Foto da edição de 2018

Antes chamado de ‘Grito Rock’, o festival de música que acontece tradicionalmente em Sinop (480km de Cuiabá) há sete anos foi renomeado para ‘Grito Festival’, e volta a acontecer, agora no Guadalupe bar, no próximo dia 4 de maio. As inscrições para bandas interessadas em se apresentar estão abertas até o próximo dia 21 (quinta-feira).

Leia também:
Espetáculo beneficente de 'Cameratas de Concerto' homenageia 300 anos de Cuiabá

Segundo o produtor cultural Anderson Maciel Ciriaco, responsável pelo evento, os interessados devem mandar release do(a) artista/banda e link de apresentação/áudio dos(as) mesmos(as) no chat da página de Facebook do evento (AQUI).

Sobre a mudança de nome, os criadores explicam: “O Grito sempre foi um festival conectado ao seu tempo e as mudanças em curso em nosso planeta. Pioneiro em sua lógica integrada, colaborativa e descentralizada, o Festival tem uma trajetória de expansão e capilarização pelo Brasil e pela América Latina sem precedentes, chegando a mais de 400 cidades, de 40 países, e articulando campanhas e ações muito conectadas a todas transformações e novas expressões ativistas e comportamentais do Mundo. É por isso que a partir de agora somos GRITO FESTIVAL. Diverso, contestador, crítico e festivo. Um grito para além de um único estilo, mas que possa ser de diferentes vozes, com diferentes ritmos e melodias”.

As edições integradas do Grito começaram em 2007, e em 2011 alcançaram a marca de 130 cidades, em oito países, movimentando 2 mil bandas e aproximadamente 200 mil espectadores. Em 2012, foram 205 cidades realizadoras, 37% a mais em comparação com 2011, envolvendo a participação direta de 700 produtores culturais, de 15 países diferentes. Finalmente, em 2014, ganhando amplitude global, o festival alcançou mais de 300 cidades e 35 países, tendo edições em vários países da América Latina, América do Norte, Europa e África.

O evento é um festival colaborativo, baseado em tecnologias livres. Em 2019 acontece em todo o mundo no período entre 01 de março a 30 de abril. Produtores independentes podem inscrever-se para participar e realizar uma edição em sua cidade.

O formato colaborativo permite que, a cada ano, mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local ao passo que cria conexões em âmbito global. O Fora do Eixo, criador do evento, é uma rede de Cultura e Comunicação que reúne coletivos e parceiros espalhados em cerca de 300 cidades brasileiras. Em mais de dez anos de atuação impulsionou a criação de dezenas de projetos, que, por sua vez, estimularam o desenvolvimento de outras redes, tais como a Universidade das Culturas, o Banco das Culturas, a Rede Brasil de Festivais, a Mídia NINJA e o próprio Grito Rock.
 
Serviço

 
Grito Festival Sinop 2019 – 7ª edição
Data: 04 de maio de 2019
Local: Guadalupe Bar
Contatos: anderson.maciel.sinop@gmail.com

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet