Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

veja programação

MT Mamma completa dez anos de luta contra o câncer e comemora com ‘marcha rosa’, culto e mais

Foto: Reprodução

Marcha rosa de 2017

Marcha rosa de 2017

O ‘MT Mamma’, que trouxe a campanha Outubro Rosa para Cuiabá, completa dez anos neste sábado (3) e, para comemorar, preparou uma programação que começa com um culto ecumênico às 8h30, e termina somente em abril.

Leia também:
Retiro de meditação com mestre pela USP tem voto de silêncio em Chapada
 
O grupo surgiu de voluntários do Hospital de Câncer, em Cuiabá, que realizava o chamado ‘Café com Carinho’. Com o incentivo da Américamama, uma organização não governamental da América Latina, com sede em São Paulo, que se reuniu com o grupo em Cuiabá, algumas pessoas se mobilizaram para formatar a  MTmamma amigos do peito, no final de 2008.
 
Foi em 03 de março de 2009 que a associação foi, oficialmente, registrada. Logo em seguida, em 2010 e 2011, foi reconhecida pelo município e pelo Estado, respectivamente, como entidade pública sem fins lucrativos. Em 2012, passou a integrar o Conselho Estadual de Direitos de Mulher de Mato Grosso (CEDM/MT), representando a sociedade civil.
 
Até hoje, a MTmamma sobrevive da contribuição de associados, de doações e parcerias com o setor privado, e atende mais de uma centena de mulheres em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama, oferecendo atividades gratuitas como reiki, meditação, hidroginástica, dança do ventre terapêutica, fisioterapia, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem também o primeiro Banco de Perucas, do Estado, e cede, em regime de comodato, perucas para o estágio do tratamento em que os cabelos caem.

A campanha ‘Outubro Rosa’ foi lançada em 2010. Além de incentivar a iluminar de rosa prédios públicos e privados em Cuiabá e em cidades do interior, durante a campanha a associação promove um Bazar Beneficente para a venda de produtos nos shoppings de Cuiabá e Várzea Grande, palestras educativas em instituições públicas e privadas (agendadas préviamente), a Caminhada pela Saúde das Mamas, no Parque Mãe Bonifácia, O Dia na Praça Alencastro e o encerramento da campanha com um jantar beneficente denominado MACARROmama, no Cenarium Rural.

A Marcha Rosa é realizada, desde 2014, como uma forma de chamar a atenção da população para a crítica estrutura do setor de saúde pública para o tratamento da doença.

O Outubro Rosa alerta os riscos do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da neoplasia, medida que pode representar mais de 95% de chances de cura da doença.
 
A programação de comemoração do aniversário de dez anos começa sábado (2), com um Culto Ecumênico, na sede da MTmamma, na rua Amâncio Pedroso, no Bairro Petrópolis, em Cuiabá. Na quinta-feira (7), a associação participa da Tribuna Livre da Câmara Municipal da Capital. A Marcha Rosa 2019 vai pra as ruas de Cuiabá, no sábado (9), às 8h. A caminhada tem início na Praça Alencastro, segue pela Getúlio Vargas, até o auditório da CDL, onde uma Roda de Conversa  vai debater as necessidades, desafios e dificuldades no tratamento do câncer de mama, no Estado.
 
No mês de abril, a programação prossegue com um evento no Parque das Águas, no sábado (27/4) a partir das 17h. A associação vai realizar uma mostra do que oferece às assistidas, gratuitamente. É uma forma de dar maior visibilidade ao trabalho feito por pessoas voluntárias que contribuem também para a manutenção financeira da associação. Outros eventos estão sendo definidos na agenda de comemorações dos 10 anos, ao longo de 2019.
 
Veja a programação completa:

Março

02/03- 8h30: Culto Ecumênico, na Sede da MTmamma.
07/03 - 9h: MTmamma e vocês na Tribuna Livre da Câmara Municipal
09/03 - 8h: MARCHA ROSA 2019 Saída da Praça Alencastro, seguindo pela Getúlio Vargas, até o auditório da CDL, onde uma Roda de Conversa debaterá as Necessidades, Desafios e Dificuldades no tratamento do câncer de mama.    

Abril

27/04/- 17h: Um dia das Atividades da MTmamma, no Parque das Águas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet