Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

vitrine filmes

Cine Teatro exibe documentário sobre cidades fadadas à extinção com população sem jovens

Foto: Reprodução

Cine Teatro exibe documentário sobre cidades fadadas à extinção com população sem jovens
Duas cidades - ‘Soledade’ e ‘Paulistas’ - localizadas no sul de Goiás, onde não há mais jovens morando, consequência do êxodo rural causado pelos danos ambientais oriundos da monocultura e da construção da hidrelétrica da Serra do Facão: este é o pano de fundo do filme exibido nesta terça-feira (19), no Cine Teatro de Cuiabá, a partir das 19h30.

Leia também:
Representante argentino ao Oscar 2018 é exibido no Cine Teatro

O documentário é dirigido por Daniel Nolasco e foi lançado em 2017. Nos 76 minutos, o filme conta a história dos irmãos Samuel, Vinícius e Rafael, que se mudaram para a cidade, mas voltam nas férias para visitar os pais.

De acordo com a crítica de Rodrigo Torres para o site Adoro Cinema, o diretor tem uma visão pessimista, e acredita no desaparecimento humano naquelas cidades. “A pessoalidade do projeto é vertida em um ponto de conflito tênue: a proposta de não mais que retratar o abismo cultural entre a gente de outro tempo que permaneceu no local (também parado no tempo) e seus filhos, que conheceram a modernidade ao partir para Catalão e outras áreas urbanas do país”.

“Os ruídos típicos da vida rural, muito bem realçados pelo design de som da obra, são violentados pelas máquinas das motocicletas e pela trilha sonora roqueira que entoa essas viagens. A câmera adota um ritmo mais dinâmico, móvel, e as tomadas ganham amplitude, aspectos que denotam a vida de mais energia e horizontes de quem volta das cidades para as férias no campo. Assim, Nolasco demonstra um talento inegável e o anseio louvável de construir significado por meio da imagem — a forma a serviço do conteúdo, com elegância e excelência. O problema é constatar a escassez de uma moral ou sentidos, pautas e reflexões para além da premissa”, completa.

Assista ao trailer do filme:



A exibição faz parte da ‘Mostra Vitrine’, que traz dez produções de destaque e/ou premiados em festivais internacionais ao Cine Teatro de Cuiabá. A programação acontece sempre às terças, às 19h30, e os ingressos custam R$4 (inteira) e R$2 (meia).

A Mostra Vitrine Filmes é realizada pelo Cine Teatro Cuiabá, Associação Cultural Cena Onze, Governo do Estado de Mato Grosso, Cineclube Coxiponés e Procev/UFMT. Mais informações sobre a mostra AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet