Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

reserva

Curso sobre organização de acervo de museus tem inscrições abertas

Foto: Haillyn Heiviny/GCOM-MT

Curso sobre organização de acervo de museus tem inscrições abertas
Profissionais que trabalham em museus podem se inscrever para a oficina de ‘Organização de Reserva Técnica Museológica’, que acontece nos próximos dias 20 e 21 de março, no Palácio da Instrução. O curso tem por objetivo ensinar sobre a organização de objetos dos acervos não expostos dos museus.

Leia também:
Exposição de fotojornalismo independente traz imagens de momentos históricos ao MACP

O curso é oferecido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). De acordo com a assessoria, a chamada ‘reserva técnica’ tem função preservacionista, e é necessário manter as condições necessárias para a salvaguarda do patrimônio que geralmente é invisível para o público. “Com organização adequada, as peças do acervo são preservadas para garantir que as mesmas estejam em condições de serem expostas quando possível”.

A oficina é ministrada por meio de parceria com a empresa Viés Museologia e Patrimônio, e faz parte das ações do convênio federal entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Recentemente, pelo mesmo convênio, foi realizada a abertura de licitação para compra de equipamentos que serão usados na implantação do Sistema Estadual de Museus e a realização de um outro curso aos profissionais da área, a oficina de Plano Museológico.

“Essa profissionalização do pessoal envolvido com museus é muito valiosa para as instituições mato-grossenses. E é importante que o Estado ofereça condições para o aprimoramento, possibilitando assim que os museus preservem a nossa história de maneira qualificada”, afirma o secretário da Secel, Allan Kardec.
 
As inscrições para a oficina de Organização de Reserva Técnica são gratuitas e já podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/secelmt. As vagas são limitadas.
 
Serviço
 
Oficina de Organização de Reserva Técnica
Data: 20 e 21/03  
Horário: das 8h às 12h; e das 14h às 18h
Local: Palácio da Instrução, situado na Rua Antonio Maria,  151, Centro - Cuiabá/MT
Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/secelmt
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet