Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

COM RECEITA

Bolinhos cada vez mais inusitados; Aprenda a fazer o de feijoada

Foto: Divulgação

Bolinhos cada vez mais inusitados; Aprenda a fazer o de feijoada
Sequinhos, crocantes e bem temperados, os bolinhos são ótimas companhias para uma bebida gelada. A cada temporada, esses acepipes famosos nos botecos mineiros, cariocas e paulistas são reinventados. Na baixada cuiabana não é diferente, aliás, no calor cuiabano, eles são providenciais.

Salada em Camadas: receita prática, fácil e com toque gourmet; Anote!


A especialidade aguçou os mato-grossenses e já lidera o ranking dos petiscos mais pedidos no happy hour. A avaliação é do chef de cozinha João Gomes, da Casa dos Chefes (SP). O especialista na arte dos sabores foi chamado pelo restaurante Quintall, em Várzea Grande, para elaborar receitas exclusivas. Desde a inauguração do espaço gastronômico, há três anos, a casa apostou nos bolinhos e a cada estação é atualizada. Desta vez, João trouxe quatro novidades no quesito bolinho. O trabalho foi acompanhado de perto pelo chef de cozinha mato-grossense Gerson Bueno, que assina a feitura das receitas no dia-a-dia da casa.

O chef Gerson explica que os bolinhos fazem sucesso no cardápio. “As massas são leves e as receitas fogem da mesmice”, destaca. Já imaginou um bolinho de polenta com frango levemente picante? E um bolinho de abóbora com carne seca? O resultado é sentir no paladar o sabor de cada ingrediente, reunidos e experimentados numa única mordida.

O bolinho baiano tem a lingüiça calabresa como ingrediente principal. Já o cearense reúne queijo coalho e melaço de cana. O chef João destaca o bolinho de pintado, que continua no cardápio, feito a partir da carne de peixe típica de Mato Grosso. “Os ingredientes regionais são incríveis, imprimem identidade ao cardápio de um restaurante”, pontua ele.

O bolinho de feijoada será servido apenas no sábado, acompanhando o almoço. Porém, para os apaixonados pelo prato, segue a receita.

Brasileirinho – a nossa tradicional feijoada em formato de bolinho, servida com seu molho, levemente picante.

400g grão de feijão preto cozido
300g arroz cozido
30g bacon
100g farinha de trigo
1 pé de porco
100g lingüiça calabresa defumada
100g carne seca desfiada
50g paio
10g alho
50g cebola

Cozinhar o feijão com o pé de porco, temperar com alho refogado. Quando o feijão estiver quase pronto, coloque as lingüiças para cozinhar junto dele. Depois que tudo estiver bem cozido, separe as lingüiças, o pé de porco e os grãos de feijão. Reserve o caldo para preparar o molho picante. Corte as lingüiças em cubos pequenos, passe o feijão no moedor.
Passar no moedor de carne, o feijão, o arroz, alho, cebola, bacon. Misturar com a farinha. Fazer bolinhos de 20gr e rechear com carne seca e lingüiça defumada.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet