Olhar Conceito

Quinta-feira, 20 de junho de 2019

Notícias / Artes visuais

Museu de Arte Sacra é reaberto com retábulos da antiga Catedral e visitação aos finais de semana

Da Redação - Isabela Mercuri

08 Fev 2019 - 09:44

Foto: Protásio de Morais / Secom MT

Museu de Arte Sacra é reaberto com retábulos da antiga Catedral e visitação aos finais de semana
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) foi reaberto na noite da última quinta-feira (7), após passar anos com as portas fechadas. Agora, ele tem novas alas, mais acessibilidade, e funciona para visitação de quarta-feira a domingo, sempre das 9h às 17h.

O local, que já foi casa de Dom Aquino Corrêa, fica ao lado da Igreja do Bom Despacho, no complexo Seminário Nossa Senhora da Conceição, edificado em 1858. Durante a reabertura, foi lançado também o livro “Museu de Arte Sacra – Três décadas de Preservação, Valorização e Educação”, publicação que traz toda a historiografia desse museu que completa 39 anos em março. O livro, organizado pelos professores Renilson Rosa, Cristiane Thais do Amaral e pela diretora do MASMT, Viviene Lozi, revela os trabalhos desenvolvidos no museu – fundado em 1980 - nas últimas três décadas.

Leia também:
Museu de Arte Sacra de MT seleciona fotos para compor primeira exposição da temporada 2019

A cerimônia começou às 20h, e contou com a presença do governador Mauro Mendes, que afirmou que é muito importante para a sociedade valorizar sua cultura e revisitar sua história sempre. “Nenhum povo é capaz de caminhar em direção ao futuro sem compreender o presente e valorizar o passado. Estamos escrevendo a história agora também. Aquilo que seremos no futuro depende muito da nossa capacidade de compreender os desafios, tomar as decisões certas, arregaçar as mangas e trabalhamos juntos. Hoje estamos dando um passo importante, uma demonstração de que valorizamos e valorizaremos sempre todos aqueles que contribuíram e contribuem para a preservação da nossa cultura”.

De acordo com a assessoria do governo do Estado, um dos destaques da nova fase do museu é a ala reservada aos retábulos da antiga catedral, Igreja Bom Jesus de Cuiabá. São dois altares dos séculos XVIII e XIX, de 8 metros de altura cada, um neoclássico e outros barroco rococó, expostos pela primeira vez desde que a antiga Catedral foi demolida, em 1968.

“Estamos imensamente felizes por trazer este museu de volta à visitação. E mais felizes ainda por poder entregar também esses retábulos, tão representativos para a nossa história e nossa identidade”, comemora a coordenadora do MAS-MT, Viviene Lozi.

Segundo ela, no aniversário de 300 anos de Cuiabá, serão entregues outros dois retábulos barrocos da antiga Catedral. “Só tenho a agradecer pela confiança que o poder público depositou na instituição que já está à frente do museu há uma década”, referindo-se à Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso.

"Queremos fazer muito mais pelas artes e pelos agentes da cultura. É certo que já estamos nos organizando para reabrir outros equipamentos culturais tão importantes quanto este”, completou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec. Ele ainda afirmou que a retomada do museu é uma prova de que todos os esforços da atual gestão estarão voltados de maneira bastante sensível para o patrimônio histórico e cultural.

Allan ressaltou a importância da restauração dos retábulos, da conservação do acervo de peças de arte sacra e relembrou que o espaço é de uma riqueza histórica ímpar. “Há um século, esta era a morada de Dom Aquino Corrêa e hoje, o Museu salvaguarda parte de sua memorabília e conserva itens que trazem à memória outros importantes períodos da história mato-grossense. É uma honra poder participar deste momento”.

Serviço

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica na Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h. Ingresso a R$5. Outras informações: (65) 3646-9101 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet