Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

VoucherTur

Voucher eletrônico será implantando para visitantes em Nobres

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Voucher eletrônico será implantando para visitantes em Nobres
Um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Governo do Estado e prefeitura de Nobres possibilitará a instalação do VoucherTur, um sistema que servirá para controlar o fluxo dentro dos espaços, mantendo as regras de preservação ambiental, otimizando a arrecadação dos impostos e obtendo informações estratégicas sobre o perfil dos visitantes. Todos os operadores de turismo serão cadastrados e apenas eles terão autorização para emitir o voucher. A estimativa é que o novo sistema comece a funcionar ainda em fevereiro.

Leia mais
Confeitaria de Cuiabá participa do programa ‘Mais Você’; Assista! 
 
Para o prefeito da cidade, Leocir Hanel, o sistema visa estimular o desenvolvimento do município, que definiu como principal atividade econômica o turismo. “Fizemos várias missões em diferentes cidades turísticas e usamos Bonito (MS) como exemplo. Lá, eles atuam com apoio de um sistema e, assim, construíram uma política estratégica de fomento o setor”.

Outra vantagem do sistema vista pelo chefe do executivo municipal é o controle do uso correto dos espaços, já que os órgãos ambientais estipulam uma lotação máxima por atração. Quando este número é desrespeitado, perde o meio ambiente e perde o turista, que fica sem ter condições de apreciar o passeio com conforto.

A perspectiva da administração é começar a trabalhar com o sistema em 15 dias. O secretário de Turismo e Cultura do município, Daniel Martins da Cruz, explica que todos os operadores de Turismo serão cadastrados e apenas eles terão autorização para emitir o voucher.

No sistema, existe uma quantidade limite no estoque de vagas por atrativo e assim que é dado uma baixa, já são computados os valores destinados aos operadores, donos dos atrativos, guias turísticos e prefeitura. Será obrigatória a apresentação do voucher para entrar nos locais e fiscais estarão constantemente acompanhando o fluxo para impedir quem queira burlar a regra.
 
Nobres 

Atualmente, o município tem 10 atrativos regulamentados e outros 6 prestes a serem liberados. De acordo com informações da prefeitura, há ainda a capacidade de regular outros 16 espaços, o que daria a cidade 32 atrações. Todas as semanas, 2,1 mil turistas visitam a cidade, mas este é um número estimado, uma vez que não existe atualmente um método confiável de contagem.

O titular da Sedec, Cesar Miranda, explica que no acordo, o Governo ganha com o acesso as informações que são essenciais para o desenvolvimento do setor. Hoje, os dados são vagos e o objetivo do trabalho, desenvolvido pela secretaria-adjunta de Turismo. "A proposta é conseguir saber a idade média do turista, quantos locais ele vai, a origem dele, se vem com a família ou com amigos, se ficar hospedado em Nobres ou em outros municípios, além de outras questões que podem delimitar políticas públicas".

Dentro das metas da secretaria-adjunta está ampliar o uso do sistema para todas as cidades que estejam dentro das 16 regiões turísticas de Mato Grosso, que foram definidas pelo Governo Federal.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet