Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

benefícios

Doce nutrição: suco de beterraba reduz pressão arterial em até 7%

Foto: Reprodução

Doce nutrição: suco de beterraba reduz pressão arterial em até 7%
De sabor adocicado, a beterraba, além de ser fonte de vitaminas, que auxilia na defesa do organismo, possui ação antioxidante, que contribuir para o não envelhecimento celular, um estudo recente mostra que a raiz também auxilia no controle da pressão arterial.

A pesquisa foi desenvolvida pela Associação Americana de Hipertensão que apontou que quem consumiu o suco da beterraba reduziu a sua pressão em até 7%. O estudo foi feito com homens e mulheres com pressão arterial sistólica, maior valor verificado durante a aferição, entre 140 a 159mm Hg, que não tomavam medicação para pressão arterial e sem complicações médicas. 

O grupo ingeriu diariamente um copo de suco da raiz, com uma pequena quantidade de nitrato (substância encontrada na beterraba) e tiveram sua pressão monitorada por 24hs. O resultado foi que os participantes apresentaram uma redução da pressão arterial.

A nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, esclarece as dúvidas sobre as propriedades nutricionais da beterraba.

“Sua cor vermelha arroxeada é resultado da pigmentação de uma substância chamada betalaína, essa substância é um ótimo antioxidante natural, agindo contra o envelhecimento celular e reduzindo o risco de alguns tipos de câncer”, explicou a nutricionista.

A beterraba também é rica em vitamina A que auxilia o bom funcionamento da visão, vitaminas do complexo B que são importantes para o sistema imunológico, incluindo o ácido fólico este relacionado à boa formação fetal, e vitamina C que possui ação antioxidante e atuação benéfica sobre o sistema imunológico.

Ainda segundo a nutricionista, “outros nutrientes encontrados na beterraba podem interferir positivamente na redução da pressão arterial, é o caso do potássio que deve estar em equilíbrio com o sódio intracelular e do ácido fólico que tem ação protetora sobre os vasos sanguíneos, melhorando a flexibilidade dos vasos” esclarece Cyntia.

A nutricionista também dá dicas para escolher a raiz de melhor qualidade e suco.

Para adquirir um vegetal de qualidade, verifique se a beterraba esta isenta de rachaduras e manchas, com a cor intensa e num tamanho pequeno ou médio, esses cuidados garantem melhor preservação dos nutrientes, mais sabor e maciez.

“Para preparar o suco e aproveitar seus benefícios, basta bater no liquidificador, uma beterraba grande descascada e picada, com o suco de quatro laranjas, coar e beber em seguida. O suco garante o consumo dos nutrientes da beterraba”, finaliza a profissional.

Colaborou -  Assessoria de comunicação da Máquina Public Relations.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet