Olhar Conceito

Sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Notícias / Treinador Gil Melo

Veja dicas para retomar a rotina de treinos depois das férias

Gil Melo

20 Jan 2019 - 09:08

Veja dicas para retomar a rotina de treinos depois das férias
Para a grande maioria das pessoas, as férias são sinônimo de relaxamento e hora de fugir dos compromissos do dia a dia. E isso vale também para a alimentação regrada e para a rotina de treinos. Quando as folgas acabam, no entanto, vem a culpa e a dificuldade para retomar o ritmo dos exercícios físicos.

Leia também:
Treinador Gil Melo fala sobre os métodos bi-set, tri-set e super-set

Como voltar à rotina de treinos na academia

É hora de dizer adeus às férias e retomar as atividades físicas. Nem sempre é fácil voltar ao ritmo, porque o corpo perde condicionamento, força, resistência e flexibilidade mesmo com poucos dias de repouso.

É comum ainda perceber que quem treina com regularidade tem uma tendência maior de ganhar peso durante as férias. Isso acontece porque essas pessoas têm o metabolismo mais acelerado por causa do esporte. No período de descanso, o metabolismo diminui e o excesso de calorias ingeridas é transformado em gordurinhas.
Mas nada de desespero.  É possível voltar com tranquilidade à forma e ao ritmo dos treinos.

Vá com calma

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que não adianta recuperar o tempo perdido todo de uma vez. Vá com calma. Acelerar e pegar pesado só irá causar lesões e fadiga. A dica é usar cargas menores e fazer mais repetições.

Cuide da alimentação

Como sabemos que é normal abrir mão da alimentação equilibrada nas férias, é importante retomar o cardápio balanceado(nutricionista)  antes de voltar aos treinos. Evite excesso de açúcar, sal e álcool.

Para hipertrofia muscular

Para quem quer ganhar massa magra, fica a dica: as células musculares não diminuem no período em que você fica sem treinar. Por isso, após alguns dias de retorno, os músculos recuperam a força e o condicionamento.

Aquecimento

Aumentos da circulação e liberação do liguido sinovial evitando lesões. 

Alongue-se

Antes de iniciar cada atividade, alongue-se para evitar lesões.

Escute o seu corpo

Mesmo se você tem uma rotina de treinos, respeite o seu ritmo. Cada pessoa sentirá uma evolução diferente (individualidades).

Dica para o ano todo

Durma bem. Esse momento de descanso da mente e do corpo é essencial para a recuperação. Busque sempre uma alimentação saudável. Além disso, lembre-se de ingerir bastante água. Busque o equilíbrio sempre!

Nada de frustrações

Deixe o foco em resultados de lado nesse início. O mais importante é recuperar o ritmo ou entrar no ritmo. Como é comum se sentir mais desmotivado ao retomar o treino, é importante usar recursos que aumentem o ânimo. Preparar uma playlist animada, busque um centro de treinamento onde respeitam os alunos. Treinar em um local diferente e chamar alguém para acompanhar é uma boa ideias. E nada de usar aparelhos ou tratamentos milagrosos.  

Fica fácil voltar ao ritmo aos treinos quando temos compromisso com nos mesmo. Mas não se esqueça: especialmente depois de ficar um tempo parado, é essencial procurar um médico, nutricionista para uma avaliação e contar com a ajuda de um profissional de educação física para elaborar sua periodização. Bom retorno! Bons treinos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet